Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A popularidade do brigadeiro é incontestável. O doce faz parte da cultura nacional, assim como o futebol, o carnaval e a caipirinha. Mas diferente dos outros símbolos, seu potencial econômico nuncahavia sido explorado. Confinado em seu próprio país de origem, o doce da infância permaneceu nela e, até pouco tempo, ultrapassar o limite das festas infantis para ganhar o mundo era improvável.

Noentanto, o cenário mudou. Nos últimos anos, sua tradicional receita foi revisitada. Surgiram novas versões - mais sofisticadas - e com o aval gastronômico a guloseima deixou para trás o estigma dedoce de criança para fomentar negócios que chegam a faturar milhões.

O velho conhecido dos brasileiros está tão pop que foi considerado tendência mundial no ano passado em pesquisa realizada pelaagência de publicidade J.W. Thompsom. O doce também virou assunto no The New York Times. A publicação o destacou como um ícone brasileiro que começa a fazer a cabeça dos norte-americanos. "O produto émuito versátil e tem uma receita fácil, que aceita adaptações", diz Fabiana Fairbanks, executiva de marketing de lácteos da Nestlé, maior fabricante no Brasil de leite condensado, matéria-prima usada nopreparo do doce.

Mas todo segmento tem seus gargalos. O do brigadeiro é a expansão. "Ampliar o mix de produtos é quase sempre a melhor alternativa para assegurar o crescimento. No caso dessedocinho, é uma forma de aumentar o faturamento e não contar apenas com o volume de vendas, que precisa ser muito grande para ser vantajoso", analisa Tales Andreassi, coordenador do Centro de Empreendedorismoe Novos Negócios da FGV em São Paulo.

A visibilidade alcançada fez surgir lojas especializadas. Em pouco tempo, elas conquistaram as principais capitais brasileiras e também atingiram boa saúdefinanceira. Mesmo com o aumento da concorrência. A mineira Taciana Kalili, 34 anos, viu o despretensioso negócio deslanchar. Radicada em São Paulo, a ex-produtora de moda começou como boa parte dos...
tracking img