Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 9
Respostas das Questões para Revisão
1) Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a Contabilidade Social.
R: O fluxo circular de renda, já apresentado nos capítulos anteriores, mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entreempresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos de propriedade sobre as firmas) tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelas mercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis, etc.) entre estas mesmas unidades. A partir deste sistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país sob três óticas:Ótica do produto e da despesa, que olham para a produção de bens finais na economia e a venda de tais bens, e ótica da renda, que foca sobre a remuneração dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis e lucros).

2) Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:

a) Defina poupança agregada e investimento agregado, e mostre a identidade entre ambos.
R: Poupança agregada é aparte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos, mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes. Supondo uma economia a dois setores, o produto nacional (PN) é composto pela produção de bens de consumo (C) e de bens de capital (I).
PN = C + I
Por outrolado, a Renda Nacional (RN) ou é consumida (C) ou é poupada (S), isto é:
RN = C + S
Como PN = RN, segue que I = S.
Quais são os componentes do investimento agregado A compra de ações constitui um investimento no sentido macroeconômico
R: Os componentes do investimento agregado são o Investimento em bens de capital e a variação de estoque. A compra de ações e quaisquer operações no mercadosecundário de títulos não representam um investimento, mas apenas uma transferência de direitos de propriedade do capital já existente.

3) Com relação ao setor governo:
4)
b) Em que se constituem a receita fiscal e os gastos do governo, na contabilidade social?
R: A arrecadação fiscal do governo constitui-se de Impostos diretos e indiretos, contribuições à Previdência Social e taxas, multas,pedágios e aluguéis. Já os gastos do governo são constituídos por gastos de ministérios e autarquias, gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista, gastos com transferências e subsídios.

c) Defina produto nacional a preços de mercado e renda nacional a custo de fatores.
R: O produto nacional a preços de mercado é o produto nacional avaliado aos preços praticados no mercado (preçofinal pago na venda). Enquanto o conceito a custo de fatores leva em consideração o que a empresa paga pelos fatores de produção, salários, juros, lucros e aluguéis, de modo que a renda nacional a custo de fatores é a soma de rendimentos pagos aos fatores de produção no período, levando em consideração apenas o que foi pago pelas empresas (desconsiderando impostos indiretos e subsídios)d) Defina carga tributária bruta e carga tributária líquida.
R: Carga Tributária Bruta é o total da arrecadação fiscal do governo (impostos diretos e indiretos e outras receitas do governo, como taxas, multas e aluguéis). Carga tributária líquida a carga tributária bruta, descontando as transferências e subsídios do governo ao setor privado, ou seja, é a receita do governo com a tributação,descontando o que retorna ao setor privado do que foi arrecadado.

5) Quanto ao setor externo, na Contabilidade Social:
a. Defina renda líquida ao exterior, Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB);
R: Renda líquida ao exterior é a diferença entre a renda enviada ao exterior (que são recursos que os residentes em outros países que estão no país enviam para seus países de...
tracking img