Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUTO NACIONAL
O Produto Nacional Bruto é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.
A metodologia utilizada pelo Banco Mundial para medir o PNB dos países é baseada no método de conversão monetária Atlas, que atenua as flutuações cambiais ao utilizar uma média dos últimos 3 anos.
O Produto InternoBruto  difere do Produto Nacional Bruto basicamente pela Renda Líquida Enviada ao Exterior : seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatoresde produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países.

RENDA NACIONAL
Renda, segundo a economia clássica, é a remuneração dos fatores de produção: salários (remuneração do fator trabalho), aluguéis (remuneração do fator terra), juros e lucros(remuneraçãodo capital).
Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados,juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões).
Para obter a Renda Nacional é necessário fazer três ajustes no PIB:
* Subtraímos do PIB a renda líquida obtidapelas empresas multinacionais estrangeiras e que é enviada ao exterior. Para obter este valor somamos ao PIB qualquer renda obtida no exterior por empresas ou residentes desse país e subtraímos qualquer renda obtida no próprio país por empresas ou residentes estrangeiros (PNB).
* Subtrair a depreciação do PNB
* Subtrair os impostos indiretos (que incidem sobre as vendas)

DESPESANACIONAL
Um terceiro conceito diz respeito à destinação que é dada ao produto e à renda nacional. Ou seja, o Produto nacional também pode ser medido pela ótica das despesas realizadas pelos agentes, ou seja, consumidores, empresas, governo e estrangeiros.As nações produzem bens e serviços que se destinam a duas grandes categorias de dispêndio nacional - o consumo e a acumulação.A soma do consumo e daacumulação está representada pelos investimentos em bens de capital, é igual ao dispêndio nacional. A renda, o produto e o dispêndio nacional são expressões contabilmente equivalentes. São três abordagens diferentes de avaliação, que conduzem a mensurações iguais. ENTÃO: A IDENTIDADE BÁSICA DAS CONTAS NACIONAIS:PN = RN = DN Para que essa tríplice igualdade se realize, o total de investimento emacumulação deve se igualar ao total de renda poupada, não consumida.

Nesse nosso modelo simplificado de economia sem governo, sem formação de capital e fechada não existem estoques, ou seja, a empresa vende tudo o que produz. Então,Produção (PN) = Vendas (DN)Como no agregado são excluídas as compras de bens intermediários, a empresa gasta com pagamentos a fatores de produção tudo o que recebepela venda de bens e serviços que são os salários, juros, aluguéis e lucros.Como os gastos das empresas com fatores de produção é a própria Renda Nacional,segue que:PN= DN= RN. Ou seja, são três diferentes óticas conceitualmente diferentes para medir a atividade econômica, mas conduzindo ao mesmo resultado numérico.

A Formação da Renda – O Crescimento Econômico
O crescimento econômico dospaíses constitui, sem dúvida, um tema central da ciência econômica e a distribuição da renda tem sido também um tema básico das ciências sociais, inclusive da Economia. Há várias maneiras pelas quais a desigualdade da distribuição da renda pode afetar o crescimento,incluindo o fato de um perfil da demanda extremamente diferenciado impedir ao aproveitamento das economias de escala.
Os Agregados...
tracking img