Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que foi a Revolução Industrial?

A revolução industrial começou na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Foi beneficiada pelo acúmulo de capital que consolidou o sistema capitalista ecolocou fim a prepotência do capital mercantilista sobre o industrial.
A revolução industrial foi um processo histórico que culminou na substituição das ferramentas de trabalho pelas máquinas, dafabricação doméstica pelo sistema fabril. Com o advento das máquinas criou a base para o desenvolvimento material, inovador para a época.
Impulsionadas pelas pesquisas científicas, as fábricas passaram adispor para as pessoas uma infinidade de materiais. Isto serviu para modificar tanto o cotidiano como também a maior parte das relações sociais.

Quais os períodos da Revolução Industrial? Apontesuas principais características.

Podem-se distinguir três períodos no processo de industrialização em escala mundial:

* 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina domundo". Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.
* 1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, EstadosUnidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo.O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.
* 1900 até hoje – Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge aprodução em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação.

O mundo hoje vive um novo período de Revolução Industrial? Por quê?

Pode-se dizer que vivemos em umnovo período de Revolução Industrial, a cada dia que passa as indústrias estão cada vez mais automáticas, vemos um grande crescimento nas indústrias químicas (inclui as empresas que produzem...
tracking img