Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
economia




Capítulo 2 Os ciclos econômicos


1) Qual foi o legado sócio-político-econômico do ciclo do açúcar?

As exportações de açúcar representaram o eixo econômico da colônia, no período que se estende do século XVI até o final do século XVIII. Sendo assim, o ciclo açucareiro deixou profundas marcas sobre a organização e o funcionamento da economia brasileira, inclusive até osdias atuais.

o Em primeiro lugar, a monocultura exportadora da cana-de-açúcar exigia o cultivo em larga escala, razão pela qual as fazendas ocupavam extensas áreas do território colonial. Deu-se início nessa época, portanto, a uma forma de apropriação de terras caracterizada pela existência de grandes propriedades fundiárias.

o Outra herança do ciclo do açúcar foi a expansão territorial doBrasil, proporcionada graças à defesa do monopólio açucareiro. O resguardo das riquezas provenientes das exportações estimulou o alargamento da fronteira , incentivando o povoamento de novas áreas.

o Por último, podemos destacar a mudança no perfil populacional da colônia, em virtude da exportação açucareira. A importação maciça de escravos africanos para o trabalho nos pólos açucareiros maisimportantes (como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Vicente) fez da figura do negro um novo componente na população colonial brasileiro.

2) Que relação pode ser estabelecida entre mineração e formação do mercado interno?

A atividade mineradora era certamente mais propícia para a formação de um mercado interno na colônia, em comparação com a exploração açucareira. A produção auríferadeu origem a novas formas de trabalho escravo , além de abrir espaço para a atuação de empreendedores de pequeno porte. Em decorrência da menor concentração de renda verificada, havia certo incentivo para a produção de gêneros de consumo corrente dentro da colônia. Assim, o desenvolvimento de atividades acessórias para a manutenção da produção mineradora, como a agricultura e a pecuária,constituiu um embrião de mercado interno na época colonial.

3) Que razões explicam o renascimento agrícola brasileiro?

O esgotamento do dinamismo da atividade mineradora, aliado ao contexto econômico do século XVIII, marcado pelo advento da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, proporcionaram novas oportunidades para a comercialização dos produtos agrícolas brasileiros no exterior. Ajudadopela aliança entre os governos de Portugal e Inglaterra, as mercadorias tropicais do Brasil passaram a desfrutar de vantagens competitivas, o que foi aproveitado inicialmente por meio das exportações algodoeiras. O algodão passou a ser a matéria-prima mais importante à época, e o Oriente, de maneira isolada, revelou-se incapaz de atender toda a demanda pelo produto, beneficiando a produçãobrasileira. Desta maneira, a agricultura pôde retomar seu papel central na economia do País.

4) Aponte que produtos tiveram alguma importância econômica durante o período colonial,além daqueles representativos dos grandes ciclos econômicos?

Durante o ciclo do ouro, a produção de diamantes assumiu alguma relevância no âmbito econômico da colônia, levando o Brasil a ser, por algum tempo, o grandeprodutor mundial dessa pedra preciosa. Com o renascimento agrícola no século XVIII, outros produtos tiveram destaque na pauta exportadora colonial. Inicialmente, o algodão adquiriu uma significativa importância econômica.e logo depois outros gêneros – como arroz, cacau, e produtos florestais – representaram atividades complementares dignas de nota.

5) Que herança restou-nos da eracolonial,traduzida nas contradições da economia brasileira?

A utilização da mão-de-obra escrava como fonte de trabalho da economia colonial impossibilitou a formação de um contingente consumidor relevante, elemento básico para a constituição de um mercado interno. Adicionalmente, a produção manufatureira, fator dinâmico nas sociedades capitalistas desenvolvidas da época, não se desenvolveu, em virtude da...
tracking img