Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios respondidos

1-Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.
R: Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando adeterminação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). Noestudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e demercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.




2-Sintetize os objetivosde política econômica
R: Os objetivos da política econômica são:

a) alto nível de emprego;
b) Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo egeneralizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica;
c) Distribuição Eqüitativa de Renda;
d) Crescimento Econômico:Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.


4-Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre asmetas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”
R: A idéia da não compatibilidade entrecrescimento econômico e distribuição de renda está calcada na idéia de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, conseqüentemente, para o crescimento econômico,não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa de poupança da população mais pobre seria menor. Este pressuposto não é necessariamente verdade (há formas de incentivar a elevação da...
tracking img