Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Politica Econômica
Instrumentos de política econômica
Política fiscal
Conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal.
Políticaexterna
Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger determinados setores e desenvolver relações comerciais externas.
Por sua vez subdivide-se emPolítica Cambial e Política Comercial.
Política de rendas
Conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social.
Política monetária
Conjunto de medidas objetivando controlar ovolume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes econômicos.
Modalidades
Pode ser de natureza:
Estrutural, quando visa a modificar a estrutura macro-economica;Conjuntural, quando visa a administrar uma situação como depressão, hiperinflação ou escassez de produtos;
Expansionista, quando visa à manutenção ou à aceleração de crescimento econômico.

Em economia,a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta.A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que aoferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
A estabilização darelação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.
Aocontrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores...
tracking img