Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É ECONOMIA?
A palavra deriva das expressões gregas : “oikos” é casa, “nomus é administrar, então, Economia é “administrar a casa” ou administrar a sociedade.
Definição de Economia: Ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A Economia estuda a relação que os homens têm entre si naprodução dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade. Toda sociedade possui necessidades a serem satisfeitas e os recursos para provê-las. As necessidades são infinitas e ilimitadas e renováveis e os recursos produtivos (ou fatores de produção) que a sociedade conta pata efetuar a fabricação de bens e serviços tem caráter finito ou limitado.
- há portanto umacontradição: Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados . Por mais rica que a sociedade seja os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa sociedade deseja : ela deverá fazer escolhas sobre quais os bens e serviços deverão serproduzidos.
A Economia também é definida como a ciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.
- Escassez: relacionada ao confronto entre necessidades ilimitadas e recursos limitados. Não significa ausência de recursos ou que sejam poucos, e sim insuficientes para satisfazer todas as necessidades
Mesmo que novas tecnologiaspossibilitem maior produção e novos produtos, novas necessidades sempre surgirão. Portanto: para enfrentar o problema da escassez é necessário administrar os recursos para satisfazer a maior quantidade de necessidades possíveis. Dada esta condição a sociedade precisa escolher as necessidades que serão satisfeitas.
O objeto de estudo da Ciência Econômica: escolha das necessidades a serem satisfeitascom os recursos limitados Administrar a escassez
Ciência Econômica é considerada uma ciência social porque estuda a organização e o funcionamento da sociedade. Neste estudo utiliza métodos da Matemática e da Estatística é uma Ciência Social Aplicada, assim como a Administração. Há sempre mensurações e comparações de grandeza entre os itens que analisa. A teoriaeconômica utiliza o raciocínio matemático para construir modelos de funcionamento de algumas situações. Como outras ciências utilizam hipóteses, suposições e variáveis causa e efeito. Na Economia a construção de modelos é essencial para compreender a situação e propor soluções. Os testes ocorrem em tempo real e na sociedade, ou seja, é impossível isolar uma parte da sociedade para testar determinadassoluções. Ex: se queremos entender a inflação, não é possível fazer testes na sociedade.
Todas as sociedades, independente de seu sistema político ou seu tipo de organização econômica são obrigadas a fazer escolhas entre as alternativas uma vez que os recursos não são abundantes. Isso significa que a utilização de uma quantidade de recursos para produzir determinado bem implica na impossibilidade deutilizar esses recursos para produzir outros bens. O dilema da sociedade é sempre decidir como utilizar os recursos escassos para maximizar a satisfação dos indivíduos. Desse dilema surgem os problemas econômicos fundamentais: O que e quanto produzir ?, Como produzir,Para quem produzir ?
Que bens e serviços produzir e em que quantidade ? (O que e quanto produzir) é uma questão diretamenterelacionada à escassez. A sociedade deve decidir se produz mais bens de consumo ou bens de capital, ou , quer produzir mais canhões ou mais manteiga? Em que quantidade? Os recursos devem ser dirigidos para a produção de mais bens de consumo , ou bens de capital? Ao decidir produzir determinada quantidade de um bem, significa que outras necessidades deixarão de ser satisfeitas.
Como produzir tais...
tracking img