Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE QUESTÕES-PRIMEIRA PARTE: ECONOMIA
1. Explique como os sistemas econômicos podem ser classificados e aponte a diferença entre uma economia centralizada e uma economia de mercado?
a) Sistema capitalista ou economia de mercado: regido pela força de mercado, predomina a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;
b) Sistema socialista ou economiacentralizada: questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predomina a propriedade pública dos fatores da produção chamados de meios de produção, que englobam bens de capital, terra, prédios, bancos e matérias-primas.
Nas economias de mercado as decisões do planejador central são feitas por milhões de empresas e famílias e na centralizada as decisões são tomadas porum órgão central de planejamento.
2. Por que as economias de mercado precisam das instituições?
Para garantir o direito de propriedade de modo que os indivíduos tenham condições de possuir e controlar os recursos escassos.
3. Cite os fatores de produção e o tipo de remuneração de cada um deles.
Fator de produção: Tipo de remuneração:
TrabalhoSalário
Capital Juro
Terra Aluguel
Tecnologia Royalty
Capacidade empresarial Lucro
4. Qual a principal diferença entre a Lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?
Say diz que a oferta cria sua própria demanda, o aumentoda produção ia se transformar em renda para os trabalhadores e empresários que seria gasta em compras de outras mercadorias e serviços; Keynes diz que o Estado deve intervir na economia através de uma política de gastos públicos que inverte o sentido da Lei de Say.
5. Explique as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas:Monetaristas: controle da moeda e baixa intervenção do estado;
Fiscalistas: política fiscal ativa e alto grau de intervenção do estado;
Pós-keynesianos: papel da especulação financeira e papel ativo do estado na economia
Marxistas: sistema da mais-valia que é a parte que o dono se apropria e o valor da mercadoria é o valor do trabalho.
Institucionalistas: as decisões refletem as influências dasinstituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico.
6. Cite a diferença entre preço absoluto e preço relativo.
Preço absoluto: preço de um bem ou um serviço em moeda corrente ( Brasil-real)
Preço relativo: preço de um bem ou serviço comparado com outro.

7. Defina e apresente as principais características das variáveis que podem deslocar a curva de demanda.
a) Renda: uma renda maiorsignifica mais dinheiro para cobrir gastos totais, gerando um gasto maior com alguns bens;
b) Preços dos bens relacionados: a mudança no preço de outros bens muda o preço relativo do bem em questão. Isto altera a demanda deste bem quando os bens que tiveram o preço alterado são relacionados ao mesmo.
c) Gostos: o mais óbvio determinante de sua demanda são seus gostos, se gosto mais de umproduto vou consumir mais este produto.
d) Expectativas: as expectativas quanto ao futuro podem afetar a demanda por um bem ou serviço hoje, pois quem tem uma expectativa de renda maior no futuro pode economizar menos e gastar mais.
e) Número de compradores: a demanda de mercado depende do número de compradores.
8. Qual a condição para o mercado atingir o equilíbrio?
Para o mercadoatingir o equilíbrio é necessário que a quantidade de bens ofertada seja igual a quantidade demandada. Ocorre a intersecção da curva de oferta e demanda.
9. Considere os seguintes eventos: os cientistas revelam que o consumo de laranja reduz o risco das pessoas contraírem a gripe H1N1 e, ao mesmo tempo, um furacão devasta as plantações de laranja do país. Qual o efeito dessas mudanças sobre o...
tracking img