Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Estes países emergentes possuem característicascomuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices dedesenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. Acada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.

BRIC

É uma sigla formada pelas letras inicias do Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O’Neill,analista de mercado do grupo Goldman Sachs (um dos maiores bancos de investimentos), em um relatório intitulado Building Better Global Economic Brics, neste relatório continha um estudo de crescimentoeconômico no mundo para os próximos cinquenta anos no qual essas quatros nações eram as que mais se destacavam, e que dentro das próximas décadas, estes ocuparão o topo no ranking das maiores economias domundo.
BRIC é um acrônimo criado em novembro de 2001 pelo economista Jim O´Neill, para designar os 4 (quatro) principais países emergentes do mundo, a saber: Brasil, Russia, India e China.
O grupopossuirá mais de 40% da população mundial e juntos terão um PIB de mais de 85 trilhões de dólares (US$). Esses quatro países não formam um bloco político (como a União Europeia), nem uma aliança decomércio formal (como o Mercosul e ALCA) e muito menos uma aliança militar (como a OTAN), mas formam uma aliança através de vários tratados de comércio e cooperação assinados em 2002 para alavancar seuscrescimentos.
A história do crescimento dos Brics já está circulando por todo o mundo. No ano passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) calculou que os Brics e os mercados emergentes que eles...
tracking img