Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAIS-VALIA

O termo mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar, cientificamente, a exploração capitalista. O operário possui somente sua força de trabalho e a oferece aos donos dos meios de produção por um período de tempo, este, por sua vez, compra a força de trabalho do operário por uma determinada quantia em dinheiro (salário) e depois de comprar dispõe dessa força comoquiser.
Pode-se dizer que a mais-valia é a diferença entre o valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
Exemplo: Suponhamos que um operário seja contratado para trabalhar 8 horas por dia numa fábrica de motocicletas. O patrão lhe paga 16 reais por dia, ou seja, 2 reais por hora, o operário produz duas motos por mês. O patrão vende cada moto por 3883 reais. Destedinheiro, ele desconta o que gasta com matéria-prima, desgaste de máquinas, energia elétrica, etc.; exagerando bastante, vamos supor que esses gastos somem 2912 reais. Logo, sobram de lucro para o patrão 971 reais por moto vendida (3881 menos 2912 é igual a 971). Se o operário produz duas motos por mês, ele produz, na verdade 1942 reais por mês (2x971). Se, num mês, ele trabalhar 240 horas,produzirá 8,1 reais por hora (1942 dividido por 240 horas). Portanto, em 8 horas de trabalho ele produz 64,8 reais (8,1x8) e ganha 16 reais. A mais-valia é exatamente o valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho. Se sua força de trabalho vale 16 reais e ele cria 64,8, a mais-valia que ele dá ao patrão é de 48,8 reais. Ou seja, o operário trabalha a maior parte do tempo de graçapara o patrão!
O que interessa ao patrão é o aumento da mais-valia, pois assim aumentam-se seus lucros. O capitalista pode, para isso, aumentar ao máximo a jornada de trabalho do operário de modo que depois dele ter produzido o valor equivalente ao de sua força de trabalho continue trabalhando muito tempo mais, este método era bastante utilizado no início do capitalismo e denomina-seMais-Valia Absoluta. Porém não se pode aumentar indefinidamente a jornada de trabalho, pois existem limites físicos: se o operário trabalha durante muito tempo sem descansar pode ocasionar uma baixa no rendimento o que não interessa ao patrão; limites históricos: à medida que o capitalismo se desenvolveu a classe operária se organizou e começou a lutar contra a exploração e depois de árduas lutas osoperários conseguiram reduzir a jornada de trabalho fazendo com que os capitalistas procurassem outras formas para aumentar a mais-valia como, por exemplo, intensificando o ritmo de trabalho, vigiando seus atos durante a produção, cronometrando seu trabalho, determinando os movimentos necessários para a produção e introduzindo máquinas mais modernas isso denomina-se Mais-Valia Relativa.DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS E SALÁRIOS


Salário representa o preço pago pelo trabalho é a recompensa aos indivíduos pelo tempo e esforço dedicados à produção de bens ou serviços, para Marx salário é apenas a remuneração do tempo de trabalho que o operário emprega para tornar possível sua existência, tudo o que excede isso, ou seja, todo o restante da jornada de trabalho refere-se à Mais-Valia.O salário recebido não reflete os rendimentos verdadeiros, as deduções salariais para pagar os impostos sobre as rendas, os pagamentos da assistência social, as pensões, as quotas aos sindicatos e os prêmios dos seguros reduzem os rendimentos reais dos trabalhadores.


Pensamento Econômico Clássico
Teoria do Salário de Subsistência - Num sistema capitalista o operário raramenterecebia uma remuneração superior à do nível da própria subsistência, o trabalho era uma mercadoria como as outras, e seu preço, o salário, dependia da subsistência do trabalhador (preço natural), considerava-se o preço dos alimentos e das comodidades exigidas para sustentar o trabalhador e sua família, por exemplo, com um aumento no preço dos alimentos o preço natural do trabalho aumentará, com...
tracking img