Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estácio Uniradial
Campus – Jabaquara/2012

Andréia Cristina Gonzaga Silvestre
Matricula 2012.01303681 – Curso Direito

Política Econômica/Monetária/Fiscal/Renda/Cambial

Sumário

Política economica 1
Políticas monetárias 2
Política fiscal 3
Políticas de rendas 5
Política cambial 6
Considerações Finais 7
Fonte dePesquisa.........................................................................................8

POLÍTICA ECONOMICA
É o conjunto de medidas tomadas pelo governo de um país com o objetivo de atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Embora dirigidas ao campo da economia, essas medidas obedecem também a critérios de ordem política e social. Em síntese, a política econômica global do Governo consiste em promovero desenvolvimento econômico, garantir o pleno emprego e sua estabilidade, equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior, estabilidade de preço e controle da inflação, promover a distribuição da riqueza e da renda. Para alcançar os objetos da política econômica global, são utilizadas quatro políticas com dinâmicas próprias: Monetárias, Fiscal, Rendas e Cambial.POLÍTICAS MONETÁRIAS
Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. Em outras palavras, podemos definir a política monetária como sendo o controle do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento(registro de todas as transações de caráter econômicas financeiras realizadas por residentes de um país com os residentes dos demais países) adverso, para obter o pleno emprego.
Na maioria dos países, o principal órgão executor da política monetária é o Banco Central, encarregado da emissão da moeda, da regulação do crédito, da manutenção do padrão monetário e do controle do câmbio.
A políticamonetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda e pode ser restritiva e expansionista.
A Política Monetária Restritiva engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. De forma mais objetiva, podemos afirmar que em uma política monetária restritiva,a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento de preço.
Já a Política Monetária Expansionista, é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros), incidindo positivamente sobre a demanda agregada. Ou seja, em uma política monetáriaexpansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento econômico.
A política monetária pode ser aplicada através dos seguintes instrumentos básicos: estrutura das taxas de juros; controle dos movimentos do capital internacional; controle sobre os termos de compra e venda a prestação e controles gerais ou seletivos sobre o créditoconcedido por bancos e outras instituições financeiras sobre as emissões de capitais.
Em síntese, o propósito imediato da Política Monetária é o controle da oferta do dinheiro e do crédito.

POLÍTICA FISCAL

Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação e seus gastos. O governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado.
Aarrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado o nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente um elemento de demanda: dessa forma, quanto maior o gasto maior a demanda e maior o produto.
A economia apresenta tendência para a queda...
tracking img