Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os principais instrumentos para atingir tais objetivos na macroeconômica são:

1- Política Fiscal:
Compreende as decisões dos governos federal, estadual e municipal referentes àtributação. Os impostos, taxas e contribuições de melhoria objetivam a manutenção das atividades de Estado e a prestação de serviços à comunidade. Podem atuar como reguladores e incentivadores da atividadeeconômica e, ainda, facilitar políticas de distribuição de rendas.


2- Política Monetária:
São as ações do governo, decididas pelo Conselho Monetário Nacional e operacionalizadas pelo BancoCentral, para controlar o volume de moeda em circulação e o montante de crédito disponível.
Operações de mercado aberto — open market: emissão e recompra de títulos públicos. Normalmente, títulos doTesouro Nacional, título da carteira do Banco Central e títulos de emissão própria, os Bônus e as Notas do Banco Central, essas últimas emitidas em série. Cada série tem características próprias demontante, prazos, vencimento e taxa de juros.
Quando o Banco Central vende esses papéis no mercado, está recolhendo moeda, diminuindo a liquidez do sistema. Como normalmente esses papéis sãovendidos para o governo fazer caixa e saldar dívidas, os recursos voltam ao sistema financeiro, devolvendo liquidez ao sistema.
Se os recursos são tomados emprestados por dois anos e o governo estásaldando dívidas de prazos menores, diz-se que o governo está alongando o perfil da dívida, as taxas de giros menores refletem maior credibilidade dos investidores na manutenção do equilíbrio e nocrescimento econômico do país.


3- Políticas Cambial:
No mercado cambial se verifica a oferta e a demanda pelas diversas moedas existentes que possuam alguma liquidez no processo de troca entreelas, sempre amparado no que chamamos taxa de câmbio, que é a taxa pela qual duas moedas de diferentes países podem ser trocadas umas pelas outras. As oscilações na demanda e na oferta de...
tracking img