Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concorrência perfeita, Monopólio, Oligopólio
e Concorrência Monopolista
Etapa N°3


Introdução

Desde que a escola clássica adotou o modelo liberalista, o modelo da livre concorrência, busca-se uma forma ideal de funcionamento da economia. Do modelo de intervenção mínima do Estado, passando pelo New Deal de Keynes, tenta-se estabelecer um modelo mágico para a economia. Porém a economianão deve resumir-se num modelo único de compra e venda. Ela é composta de diversos modelos e microsistemas que acabam coexistindo.
Com base no exposto, este trabalho visa conceituar e expor diversos modelos econômicos e teorias de concorrência, realçando assim a pluralidade que é a economia.

Concorrência Perfeita

A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é umaconcepção mais teórica, ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir um certo grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento.
O seu conhecimento é importante não só como estrutura ideal, que é empregada em muitos estudos que procuram descrever o funcionamento econômico deuma realidade complexa, como também pelas inúmeras conseqüências derivadas de suas hipóteses, que condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados.
As hipóteses do modelo de concorrência perfeita são:

a) existe um grande numero de compradores e vendedores. Um grande número de compradores e vendedores se refere não a um valor acima de uma determinada quantidade, massim a que o preço do e dado para as firmas e para os consumidores;

b) Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si; dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado;

c) Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto; esta hipótese é conhecida como transparência de mercado;

d) Entrada e saída de firmas no mercado são livres, não havendobarreiras. Esta hipótese também é conhecida como livre mobilidade. Isso permite que firmas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficientes.

Monopólio

Situação em que um setor do mercado com múltiplos compradores é controlado por um único vendedor de mercadoria ou serviço, tendo capacidade de afetar o preço pelo domínio da oferta. Nesse cenário, os preços tendema se fixar no nível mais alto para aumentar a margem de lucro.. Dessa forma, a oferta da firma é a oferta do setor, e a demanda da firma é a demanda do setor. É importante ressaltar que o monopólio puro é uma construção teórica, por que na pratica ele não existe. O monopolista vende um bem, ou conjunto de bens, de maneira a concorrer com outros bens perante a renda disponível do consumidor. Épreciso destacar que em muitas circunstâncias, é a estrutura mais apropriada para a produção de certos bens e serviços. Assim monopólios são instituídos com apoio legal para estimular um determinado setor da empresa nacional, ou para protegê-la da concorrência estrangeira, supostamente desleal por usar métodos de produção mais eficientes e que barateiam o preço ao consumidor. Outros monopólios sãocriados pelo Estado sob a justificativa de aumentar a oferta do produto e baratear seu custo. A empresa estatal Petrobrás era a única com permissão para prospecção, pesquisa e refino do petróleo até 1995, quando o Congresso autoriza a entrada de empresas privadas no setor.

As hipóteses do monopólio são:

a) o setor é constituído de uma única firma;

b) a firma produz um produto para o qualnão existe substituto próximo;
existe concorrência entre consumidores;




Oligopólio


O oligopólio é uma estrutura de mercado que, hoje, prevalece no mundo ocidental (inclusive no Brasil), como, por exemple, na industria do transporte aéreo, rodoviário, químico, siderúrgico e de certos tipos de serviço. Esta estrutura de mercado caracteriza-se pela existência de um reduzido numero de...
tracking img