Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Economia Internacional foi-nos proposto a realização de um trabalho que tem como principal objectivo a aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos, das aulas leccionadas com o tema “Estatísticas e Indicadores do Comércio Externo”.
O nosso grupo de trabalho irá analisar um país da União Europeia, a Dinamarca, que diz respeito aos fluxosde comércio internacional de bens para os anos 2000 e 2010.
Neste trabalho foi necessário recorrermos a vários indicadores do comércio internacional que constam do programa da Unidade Curricular, nomeadamente grau de abertura, a taxa de cobertura global, o indicador de vantagens comparativas, o coeficiente de especialização de Balassa e o indicador dissimétrico das exportações e importações. Éa partir destes indicadores que vamos poder tirar conclusões. A análise do produto interno bruto (PIB), das exportações e importações é importante para o nosso trabalho.
Vamos analisar também as exportações e importações totais da Dinamarca e as exportações e importações desagregadas para produtos e para países de destino e origem. Estes dados foram retirados por nós de um site que a docentedesta unidade curricular nos disponibilizou.
Ao longo do trabalho e em anexo irão ser apresentados diversos gráficos e tabelas, como resultado dos cálculos efectuados, que são indispensáveis para o estudo dos vários indicadores.
(i) GRAU DE ABERTURA
Gráfico 1: Grau de abertura da Dinamarca
Este indicador mede o peso das relações comerciais com o exterior no total do produto do país. Quando ograu de abertura é elevado a economia é extrovertida, e quando o grau de abertura é baixo considera-se que a economia é introvertida.
Através do gráfico verificamos que no ano 2000 o valor é mais baixo do que em 2010. Assim, como o grau de abertura foi 0,60 em 2000 e 0,79 em 2010, pode-se afirmar que em 2010 a economia é mais extrovertida do que no ano 2000.
Anos | Dinamarca |
2000 | 0.6 |2010 | 0.8 |
Tabela 1: Grau de Abertura da Dinamarca

(ii) TAXA DE COBERTURA GLOBAL
É um dos indicadores mais simples que nos dá a percentagem das importações que é coberta pelas exportações. Assim, uma taxa de cobertura superior a 1 ou a 100% significa que um país tem uma posição comercial forte, caso contrário, a taxa de cobertura tem uma posição comercial fraca.
Como a taxa decobertura global é nos dois anos maior que 100%, sendo no ano 2000: 113% e 2010: 115% podemos verificar que a Dinamarca apresenta uma competitividade comercial forte, ou seja, as exportações superam as importações.
Gráfico 1: Taxa de Cobertura Global da Dinamarca

Tabela 1: Taxa de Cobertura Global da Dinamarca

Anos | Dinamarca |
2000 | 113% |
2010 | 115% |

(iii) DIRECÇÃO DO COMÉRCIOEXTERNO
Este indicador expressa o peso das exportações e importações do mesmo no total das exportações e importações do país em análise, estabelecendo os principais parceiros comerciais.
Na Dinamarca os seus dez parceiros comerciais mais relevantes representam, em 2000, cerca de 70% das exportações e cerca de 75% das importações, o que nos demonstra a falta de diversidade de mercados com quemesta estabelece relações, estando sujeita às suas políticas comerciais. Em 2010 não existe uma grande diferença relativamente aos valores das exportaçõese importações. Sendo assim, em 2010, o valor das exportações e das importações é aproximadamente 70%.
Gráfico 3: Peso dos principais destinos de exportação
Nas exportações, a Alemanha é o maior fornecedor da Dinamarca, com cerca de 20% nos anos de2000 e 2010. Os restantes países apresentam uma quota de mercado substancialmente inferior, mas as diferenças não são muito significativas, excluindo a Polónia que representa uma percentagem muito baixa no valor das exportações. Não existe nenhum país parceiro que tenha uma diferença relativa nas suas exportações do ano de 2000 para 2010. Existem países em que o valor das suas exportações...
tracking img