Economia

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 14 de março de 2012
Teoria da Firma

O modelo neoclássico de firma é fortemente criticado pela visão estática e pouco realista que lhe é atribuída. Ronald Harry Coase, economista britânico e vencedor do premioNobel da economia, insere-se, nesse contexto, não somente como um crítico do modelo neoclássico, mas também como um idealizador da Nova Economia Institucional, valorizando o ambiente normativo em que afirma está inserida, e introduzindo novos conceitos na busca de um maior realismo na descrição de fenômenos econômicos.
Em 1937 foi publicado o artigo The Nature of the Firm, de Ronald Coase, quedesenvolvia estudos voltados à microeconomia e criava a Teoria da Firma. Uma firma, bem como uma empresa, pode ser classificada como primaria ou secundária e, basicamente, organiza-se de forma acontratar e/ou vender bens e serviços com o objetivo de obter lucro. Conforme E. Nogueira de Faria dizia em sua obra Estrutura das organizações econômicas: ”a empresa, como organismo vivo, nasce parasatisfazer uma necessidade, vive para satisfazer o capital e morre quando perde a capacidade de ser necessária”. Para o autor britânico, as empresas são criadas com a função de atuar diretamente no mercado,uma vez que os agentes não o fazem de modo direto. Além de agruparem o capital e o trabalho, as empresas são responsáveis, também, por agregar valor ao produto, isto é, a transformação da matériaprima em produto desenvolvido gera uma nova taxação de valor.
Ronald Coase questiona a razão do surgimento de firmas em um cenário de crescente especialização do trabalho, eis sua resposta: custo detransação. Ou seja, as empresas surgem para minimizar os custos de serviços e produtos disponíveis no mercado. E como isso é possível? Através da internalização desses processos e da hierarquizaçãoestrutural.
A microeconomia propõe uma subdivisão da Teoria da Firma em:
* Teoria da Produção
* Teoria dos Custos
* Teoria dos Rendimentos
A mescla desses três pontos é essencial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!