Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução 3
1.0 Conceito Maximização de Lucros 4
1.1 Casos reais de Maximização de Lucros 4
2.0 Monopólio 4
2.1 Oligopólio 5
2.2 Monopsônio 5
2.3 Oligopsônio 5
3.3 Política Fiscal 6
3.1 Política Monetária 6
3.2 Política Cambial e Comercial 7
3.3 Política de Rendas 7
4.0 Políticas emgeral (Política Fiscal, Política Monetária, Política Cambial e Comercial, Política de Rendas) 7

Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é conhecer mais sobre os vários conceitos do setor econômico.
- Conceitos de Maximização de Lucros
- Casos reais de Maximização de Lucros
Em detalhes o trabalhomostra alguns indicadores:
Monopólio, Oligopólio, Monopsônio, Oligopsônio.

No desenvolvimento desse trabalho também abordaremos temas de política, tais como:

- Política Fiscal

- Política Monetária

- Política Cambial e Comercial

- Política de Rendas

Os assuntos abordados no trabalho trás varias formas de como podemos analisar ou entender um pouco mais na nossa políticae os indicadores usados a nós mesmo, em setores econômicos, financeiros e socioeconômicos.

1.0 Conceitos de Maximização de Lucros

Maximização se resulta positivamente lucro de uma empresa corretamente a diferença entre total e custo. Com isso quanto maior for a diferença entre receita e custo a empresa terá um retorno monetário mais satisfatório.
Se a empresa aumentar seu nível de produção,gerará mais receita do que custo. Quando se eleva a receita e quando o nível de redução aumenta em uma unidade, que se chama receita marginal. Que nesse caso a receita marginal terá o aumento do custo ocasionado pela produção de uma unidade extra do produto, isto é custo marginal.
O resultado financeiro positivo (LUCRO) de uma empresa corresponde à diferença entre a receita (total) e custo(total).Sendo assim quanto maior for entre Receita e Custo maior será o retorno monetário da empresa .Com isso concluímos que o lucro só é maximizado quando a receita marginal for igual ao custo marginal.
 

 
1.1 Casos reais de Maximização de Lucros

A empresa Pão de Açúcar anuncia aos investidores as metas da companhia para o ano de 2008 como reorganizações pelo executivo Cláudio Galeazzi queassumi a presidência.
O grupo investiu R$733 milhões contra os R$ 1.2 bilhões aplicados no ano de 2007. A margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
que deve sumir entre 7,5 % e 8% contra índice

2.0 Monopólio:

A Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível, outras empresas explorarem tal comódite em territórionacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Lembre que o conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se há apenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado, conceito usualmente mais usado.

A CPFL no que tange a distribuição de energia elétrica,com um portfólio de serviços diferenciado e atento à demanda do mercado, a CPFL Brasil é líder no segmento, oferecendo serviços de compra e venda de energia.

2.1 Oligopólio:

A indústria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA), Gases Industriais (White Martins, Oximil), Operadoras de telefonia, etc. Esta é a estruturação de mercado mais comum.

2.2 Monopsônio:

Esta écomplicada, mas fácil de ser mensurada: Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande indústria de laticínios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria...
tracking img