Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA

QUESTÕES AVALIATIVAS

TEMA 1 _ PÁG. 88 QUESTÃO 9
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R: Não
Escassez é o que ocorre quando a demanda por algo é maiordo que a oferta disponível;
Pobreza é a distribuição desigual dos recursos pela falta de disponibilidade ;

TEMA 2 _ PÁG. 91 QUESTÃO 1
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamentalpara se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrinakeynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto,responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
R: Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se torna necessária aintervenção do Estado por meio de uma política de gastos públicos. Tal posicionamento teórico significa o fim da crença no laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia e é chamadoprincípio da demanda efetiva.

TEMA 3 _ PÁG. 99 QUESTÃO 9
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste dosalário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
R: Imposto indireto - É o queonera quem paga determinada mercadoria e não a pessoa que paga o imposto, uma vez que o preço primitivo da mercadoria pode ser acrescido do encargo resultante do pagamento do imposto.
Diretos - équando numa só pessoa reúnem-se as condições de contribuinte (aquele que é responsável pelo cumprimento de todas as obrigações tributárias previstas na legislação[->0]). Exemplo: Imposto de Renda por...
tracking img