Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O lucro é a parte que ultrapassa a despesa de um objeto, seja ele tácito ou não, tangível ou não. Pode ser percebido como a remuneração por se executar um serviço ou trabalho desde que o proprietário seja o executor do trabalho. É o rendimento do dono de um negócio por executar uma tarefa tiradas todas as despesas. É o que se acrescenta ao labor dos trabalhadores depois de concluído um trabalho.O lucro também pode ser um sentimento ou um aspecto do comportamento humano.

Tendo um objeto a se produzir o lucro é derivado do esforço adicional ligado diretamente à produção de algo. O esforço adicional motriz acaba por ultrapassar todas as despesas em relação ao objeto que está sendo fabricado. Este esforço adicional também reflete diretamente na disposição do trabalhador de executar umatarefa por um período a mais no qual gera um excedente de produção. Tal excedente de produção aliado a um preço pelo trabalho faz transpor a barreira das despesas e se converte em excedente monetário chamado de lucro.

No modelo socialista de governo o lucro é algo que deve ser combatido. Para os comuns o valor do trabalho está ligado diretamente à necessidade de consumo. A necessidade real deconsumo. A produção deve estar focada às necessidades básicas, secundárias e terciárias a fim de racionalizar os recursos. Portanto os preços não são acrescidos de especulação que os tornam menos vantajosos para as classes econômicas que ainda não foram inseridas dentro do processo de igualdade social ao qual este regime pretende desenvolver.

Já no modelo capitalista o excedente deve servirpara gerar cada vez mais novos e novos objetos ou necessidades. Isto cria um dínamo de consumo. As necessidades uma vez supridas geram um excedente que pode ser aplicado na capitalização ou produção de novos produtos ou materiais. Ou mesmo entrar no sistema bancário a título de empréstimo para outros empreendedores movimentar seus negócios a título de pagar também suas despesas e auferirem lucroderivado destes processos.

Existe uma relação intangível no qual o valor de um produto está diretamente agregado à margem de lucro que se pode obter pelo esforço da produção. Em termos econômicos isto é medido pelos fatores de demanda e oferta do produto. Em outras palavras pode ser verificado através da elasticidade de um produto.

A elasticidade é a capacidade de um produto ser vendido ereagir ao mercado diante das flutuações de demanda e oferta do produto. Então se um produto é elástico significa que uma diminuição de preços deste produto irá aumentar a quantidade de objetos vendidos (exemplo petróleo). Se ele é inelástico um aumento de preço não acarreta aumento do consumo (exemplo o sal). E, se, a elasticidade dele é nula uma flutuação de preços irá manter a proporção demandada doproduto. No último caso os consumidores tentarão substituir o produto por outros similares e continuar a ter o consumo de antes (exemplo feijão e lentilha).

O fato é que se um produto é elástico significa que o lucro tente a aumentar uma vez que um “desconto” do produto fará com que o consumidor sinta-se mais à vontade a consumir cada vez mais. Isto gera uma pressão por parte de trabalhadorpor vender cada vez mais seu esforço a fim de aumentar a produção e consequente lucro do patrão. Por outro lado se o dono do negócio aumentar o lucro abusivamente os consumidores deixaram de comprar ou reduzirão sua demanda pelo fato dos rendimentos pessoais dos consumidores não se adequar ao novo sistema de consumo. No ultimo caso citado é mais provável que o lucro não se expanda tanto ficandomais ou menos estável ao que era antes mas com o consumo reduzido pela falta de demanda.

Já um produto inelástico já tem sua demanda definida. Então o lucro não é muito flexível. O sal, por exemplo, se o produtor aumentar abusivamente os preços é capaz de sentir um pequeno recuo do consumo, mas por ele ser inelástico o lucro tenderá a ser maior por uma pressão dos donos da produção como se...
tracking img