Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ECONOMIA

SUMÁRIO

Introdução 3
Fundamentos Econômicos 4
Custo de Oportunidade 5
Curva de Possibilidade de Produção 8
Conceito de Elasticidade 10
Microeconomia 15
Comportamento da Oferta e da Demanda 20
Macroeconomia 24
Considerações Finais 30
Bibliografia31

1. INTRODUÇÃO

O trabalho proposto tem como objetivo estudar e relatar teorias da economia abordando fundamentos, conceitos e suas aplicabilidades no mercado, apontando quais os impactos diretos ou indiretos nas empresas procurando, através de exemplos, demonstrar situações do cotidiano.

2. FUNDAMENTOS ECONÔMICOS

O estudo dos fundamentos econômicos teve como objetivos oimportante entendimento e a aplicabilidade sobre o conceito de custos de oportunidades, curva de possibilidades de produção e produtos elásticos e inelásticos.

2.1 Custo de Oportunidade

Este assunto pôde nos mostrar que em todas as escolhas feitas existem um custo oportunidades que é o que deixamos de fazer em um dado momento para fazer outra coisa, ou seja, sempre quando há de seescolher algo há um dispêndio por outro.

Nas empresas o custo de oportunidades implica em a melhor alternativa escolhida em relação à outra com menor ganho.

Mostramos também, como o custo de oportunidades está presente em nosso convívio social, lembrando que, por vivermos em um mundo de escassez temos que fazer escolhas, onde prescindimos de algumas coisas para fazer e ou ter outras.Com relação ao custo de oportunidades financeiro, acreditamos ter evidenciado no exemplo citado em que você fará sempre a escolha que lhe traga melhores resultados, ou seja, porque comprar um apartamento em que o valor do aluguel é menor do que o ganho com juros oriundos de uma boa aplicação financeira.

2.2 Curva de possibilidades de produção

O estudo da curva depossibilidades de produção tem como objetivo mostrar a capacidade máxima de produção de uma empresa ou sociedade, empregando os recursos máximos disponíveis no momento, sempre por um motivo de escassez, temos um máximo de produção evidenciado por um gráfico expressando valores.

Vimos também, que em qualquer ponto dentro da curva expressa não estamos obtendo o máximo de produção para o momento,sobre a curva será o ponto máximo de produção e fora da curva temos uma opção impossível, visto que, no momento analisado os recursos seriam insuficientes para esta produção.

2.3 Produtos Elásticos – Inelásticos

Sobre produtos elásticos e inelásticos vimos o conceito de elasticidade, que diz que elasticidade é a resposta relativa da quantidade demandada de um bem às variaçõesde seu preço, ou ainda, a variação percentual na quantidade procurada de um determinado bem em relação a uma variação percentual em seu preço.

Obtivemos o conhecimento da equação utilizada no estudo sobre a definição de produto elástico – inelástico, equação esta de suma importância para diferenciarmos os produtos, logo, pelo uso desta vimos que a demanda elástica ocorre quando a variaçãoda quantidade demandada supera a variação do preço, ou E= >1.

De outro modo, produto inelástico é aquele em que o grau de sensibilidade do consumidor à alteração do seu valor é baixo, o consumidor reage pouco as variações dos preços operados, ou seja, E= < 1.

Podemos observar também, que se tratando de produtos inelásticos, outros fatores influenciam a quantidade demandadamuito além da questão preço, pois existem produtos que são insubstituíveis, ou essenciais e por esses motivos precisamos adquiri-los independente de seu preço.

3. CUSTO DE OPORTUNIDADE
Custo de oportunidade é o custo de algo em termos de uma oportunidade não exercida. Traduz o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Num processo produtivo, o custo de oportunidade de um fator...
tracking img