Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário de economia.

Questão 1 (0,1875) ( Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Não, Escassez significa que a demanda é muito maior que a oferta, já a pobreza é a total falta de recursos para adquiri-los.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se
compreender uma economia encontrava-se na simplesobservação dos níveis de
consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios
consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no
momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um
processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma
crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynespara se evitar uma crise?
O Estado deveria buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importância que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização deinvestimentos do setor privado.
Promovendo tais medidas de incentivo, os níveis de emprego aumentariam e conseqüentemente garantiriam que o mercado consumidor desse sustentação real a toda essa aplicação de recursos.
Questão 3.(0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos,
dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preçosmínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços
e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Os impostos podem ser divididos em dois diretos e indiretos, Os impostos diretos são destinados taxar diretamente o contribuinte sendo que, o principal exemplo deste é o imposto de renda e riqueza.
Os impostos indiretos, entretanto, são repassados aocontribuinte através do markup adicionado ao custo do produtor e o reflexo deste é sentido no preço final do produto. Os impostos indiretos são cobrados em todos os bens adquiridos pelo consumidor
Questão 4. (0,1875) (Tema 4)
Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil financeira dos custos
de produção.
A diferença entre a visão econômica da visão contábil financeira é que a econômicatem uma visão ampla no mercado já a contábil financeira centra-se somente no detalhamento dos gastos da empresa especifica.
Questão 5. (0,1875) (Tema 5 )
Quais as estruturas do mercado de fatores de produção? Como elas se
Caracterizam?
A estrutura do mercado é a classificação do mercado consoante as suas características. Existem, assim, mercados de concorrência perfeita e mercados deconcorrência imperfeita, que por sua vez se subdividem em concorrência monopolística, monopólio e oligopólio.
Mercado de concorrência perfeita existe apenas em teoria, servindo para os economistas estudarem os jogos das forças de mercado da procura e da oferta, sem se preocuparem com outras condicionantes. O mercado de concorrência perfeita é, assim, uma situação hipotética em que há muitos consumidores evendedores, cujos produtos são homogêneos e sobre os quais existe informação completa. O preço destes é influenciado pelas forças da oferta e da procura.

O mercado de concorrência monopolística é o mais vulgar: existem muitos consumidores e vendedores, mas os produtos não são homogêneos, existem diferenças e outras condicionantes a influenciar os preços, a oferta e a procura.

Existe ainda omonopólio, ou seja, a existência de uma só empresa que controla toda a oferta do mercado, tendo um poder absoluto de definir o preço e as condições de venda.

E ainda o oligopólio, caracterizado pela existência de um pequeno número de empresas que assumem uma posição dominante no mercado em relação às outras.
Questão 6. (0,1875) ( Tema 6 )
Conceitue e aponte as principais diferenças entre...
tracking img