Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO:

O desenvolvimento econômico e social do País depende da efetivação de políticas públicas adequadas em prol do saneamento básico. Também os direitos fundamentais à vida, à saúde, à habitação, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, protegidos pela Constituição do Brasil, requerem ações estatais eficazes em termos de oferecimento de serviços de saneamento básico.
Sendo o turismo umaatividade que sobrevive do consumo dos espaços, deve ser planejado para que os impactos advindos de suas ações possam ser minimizados da melhor forma possível. O planejamento do turismo deve envolver a população local principalmente, o poder público, o qual deve instituir normas e diretrizes para estabelecer políticas públicas adequadas a cada necessidade. Essas políticas devem surgir com afinalidade de monitorar e amenizar os efeitos negativos acentuados nos destinos em que não há um planejamento efetivo, principalmente em áreas onde o turismo é uma atividade predominante. Para se desenvolver da forma mais apropriada, o turismo deve realizar seu planejamento atendendo aos anseios da população local, dos turistas e do poder público. Ao trabalhar o produto turístico dessa forma, alocalidade receptora passa a proteger o seu patrimônio, evitando assim uma possível descaracterização dos locais de cunho natural, bem como do patrimônio cultural das comunidades. É comum que o termo sustentabilidade venha sempre seguido de natureza ou meio ambiente, porém, não há como descartar que o seu uso também pode se referir ao ambiente cultural. A natureza, assim como os fatos históricos, ascrenças e as tradições existentes devem ser preservadas e também de forma.
A comunidade local deve estar envolvida no planejamento e nas tomadas de decisões, participando e auxiliando no que se refere às suas necessidades e expectativas em relação às atividades geradas pelo turismo. A partir do desenvolvimento da comunidade local mediante um planejamento, é que ocorrem mudanças na estrutura econômica,social e cultural das localidades receptoras. Dessa forma, os benefícios para as comunidades envolvidas somente virão com investimentos realizados, dentro do processo estrutural relacionado com a economia local, a infra-estrutura básica (saneamento, educação e saúde) e a qualificação da mão-de-obra para o turismo. Assim também acontece com os atrativos turísticos, naturais ou construídos, poiseles vão se transformando para poderem se adaptar às necessidades das sociedades. Os principais conflitos e fragilidades de uma atividade turística não planejada. Antes de se planejar o turismo sustentável, é imprescindível o conhecimento dos postulados do desenvolvimento sustentável, redefinidos dentre os seus vários conceitos, o mais difundido define o desenvolvimento sustentável como um novomodelo de produção onde a sociedade atual utiliza os recursos naturais para suprir as suas necessidades, respeitando os limites e a capacidade de renovação da natureza garantindo o desenvolvimento sustentável que vai além do modelo de produção, pois está calçado numa nova postura ética em relação ao meio ambiente e á própria sociedade.
Dessa reflexão demandam várias decisões pessoais, dentre elassobre o consumo consciente, onde cada indivíduo determina o seu grau de necessidade, ou seja, define aquilo que é essencial ou supérfluo. É justamente devido à pessoalidade dessas decisões que o tema é tão complexo, afinal, o que é essencial para uma pessoa pode não ser para outra e isso varia de acordo com diferenças regionais, sociais, ambientais e culturais.
Outro fator de entrave da novapostura ética baseada na sustentabilidade é o fato de, ainda hoje, grande parte da população não se identificar como integrante do meio ambiente visto por essas pessoas como restrito à fauna e à flora. O ser humano, além de fazer parte, é o principal agente transformador do meio ambiente. Infelizmente, ao longo da nossa história, as transformações ambientais sempre foram catastróficas e os seus...
tracking img