Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia: estuda o modo com que os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor forma para satisfazer asnecessidades individuais e coletivas. Elementos-chave da atividade econômica: Necessidade humana: sensações de carência de algo, unidas ao desejo de satisfazê-las. Pode ser dividida nos seguintes tipos:Segundo o requerente (necessidade do indivíduo e da sociedade) e segundo a natureza ( necessidade civilizadas e vitais). Recursos: são fatores básicos utilizados na produção de bens de serviços, sendodominado fatores de produção. Dividi-se em 3 categorias: Terra (usado em sentido amplo, indicando não só a terra, mais também os recursos naturais que contém); Capital (edificações, fábricas,maquinaria e os equipamentos e demais meios utilizados nos processos produtivos); Trabalho (refere-se as faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos empregados na produção de bens). Técnica deprodução: as técnicas de produção consistem do know-how e dos meios físicos para transformar os recursos de modo que satisfaça as necessidades. Característica básica do recurso: são limitados em quantidade;são versáteis, tendo a capacidade de aproveitamento em diversos usos; combinados em diversas proporções.
Economia dividi-se em 2 ramos: Microeconomia: ocupa-se a análise do comportamento das unidadeseconômicas individuais, como famílias ou consumidores, e as empresas, ou produtores; Macroeconomia: ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um numero reduzido de variáveis,como o produto total de uma economia, o emprego, o investimento, o consumo, etc. Agentes econômicos: Primários ( agricultura, pesca e mineração); Secundários (industria e construção) e Terciário(comércio, transporte e bancos).
Funções do sistema econômico: determinação do que se deve produzir; organização da produção; distribuição dos produtos; racionamento dos bens em períodos de oferta...
tracking img