Economia e politicas saude no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA E POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL























Brasília, 12 de junho de 2012.

1. O que é déficit orçamentário (déficit fiscal) do governo e como ele pode afetar a taxa de juros real e o crescimento de um país?

Déficit fiscal é quando o país gasta mais do que arrecarda exceto as despesas financeiras. Essa situação tende a abalar acredibilidade do Governo como devedor. Os investidores perceberão um aumento no risco dos títulos públicos e exigirão juros mais altos e prazos menores para financiar o Governo. Ou seja uma relação de Dívida/PIB que já estava crescendo, crescerá mais rápido e de forma mais intensa, caso o PIB não cresça também. O Governo terá que aumentar mais a taxa de Juros e diminuir gastos e investimentos, reduzindo aindamais o PIB, alterando o crescimento do país.




2. Em fevereiro de 2003, o então ministro Palocci aumentou a meta de superávit primário para 4,25 do PIB. Na entrevista em que anunciou esta aumento, o ministro enfatizou a necessidade do Brasil adquirir credibilidade. Explique o que é superávit primário e porque este aumentou reforçou a credibilidade do país.

Superávit primário équando o país apresenta um saldo positivo, arrecadando mais do que gasta, descontando os juros da dívida pública, ou seja, a dívida do país está reduzindo. Os investidores observam em especial a evolução de relação Dívida/PIB, considerando o principal indicador de solvência do país. Quanto menor esta relação maior a confiabilidade do pagamento da dívida pelo governo, o que trará aumento dosinvestimentos.




3. O que é uma política fiscal expansionista e uma política fiscal contravencionista?

Política fiscal expansionista – é quando o PIB encontra-se abaixo do potencial (desemprego) e o Ministro da Fazenda atua de modo a acelerar o mercado (redução de impostos, aumento de gastos do governo, aumento de crédito cedido pelo BNDES).

Política fiscal contravencionista– é quando o PIB encontra-se acima do potencial (inflação) e o Ministro da Fazenda atua de modo a desacelerar mercado (aumento de impostos, corte de gastos do governo).

4. O que é uma política monetária expansionista e uma política monetária contravencionista?

Política monetária expansionista – é quando o PIB encontra-se abaixo do potencial (desemprego) e o Banco Central atua demodo a acelerar a economia (redução de juros redução da taxa SELIC, ampliar crédito dos bancos – descer o compulsório).

Política monetária contravencionista – é quando o PIB encontra-se acima do potencial (inflação) e o Banco Central atua de modo a desacelerar a economia (aumentar a taxa de juros, conter crédito dos bancos – subir o compulsório).




5. Cite três fatores queaumentam a produtividade de um país.

Investimentos em: capital físico(estoque de equipamentos); capital humano (ensino, treinamento e experiência); conhecimento tecnológico ( melhorar a eficácia da produção bens e serviços).




6. O que é imposto fracionário?

Imposto fracionário é a inflação agindo como imposto. É um imposto diferente, pois não é pago ao setor público,perdendo a capacidade do poder de compra da moeda que está no bolso ou em depósito a vista.




7. Qual a ligação da oferta de moeda e da inflação? Como a desvalorização do real frente ao dólar afeta a inflação?

Havendo mais dinheiro em circulação a demanda agregada tende a ficar mais aquecida, causando um aumento do nível de preços apenas. O real desvalorizado torna as importações maiscaras e as exportações mais atrativas, provocando uma redução da oferta no mercado, o que levará ao aumento de preços e alavancará a inflação.




8. Explique a importância de um Banco Central independente.

Um Banco Central independente define e mantêm a meta inflacionária, não sofrendo com almejos de políticas para reeleição por exemplo.

9. Como funciona o regime de metas...
tracking img