Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3- O MERCADO
Já vimos que o mercado é o local onde ocorrem as transações comerciais ou de negócios, e ele tende a equilibrar-se com a lei da oferta e da procura. Mas que ferramentas o mercado utiliza para o seu funcionamento?
Vamos estudar a seguir os tópicos: a moeda; a oferta de moeda; criação e destruição de moeda; os meios de pagamento, a base monetária, o efeito multiplicador da moedabancária e seus impactos sobre as organizações e sobre o nível de preços da economia; o mercado de divisas internacionais; as vantagens comparativas entre as nações, as razões de um intercâmbio comercial com o exterior e as ameaças e oportunidades para as organizações desse intercâmbio; taxa de câmbio: conceito e formas de estabelecimento da taxa de câmbio de equilíbrio; o balanço de pagamentos e ainserção das organizações na política cambial; variáveis macroeconômicas do mercado de bens e serviços e seus impactos nas organizações; medição da atividade econômica como um todo: o produto nacional e suas diversas composições; o multiplicador de renda e seus impactos sobre as organizações e; mudanças de salários, lucros, impostos, juros, câmbio e oferta de moeda e seus impactos no nível de preço eprodução.

3.1 Moeda
Estamos falando de dinheiro, seja em papel, seja em metal.
Mas velhos provérbios populares já consideravam a moeda como sendo “o vil metal”.
Será que ela é o vilão ou o herói da história? Moeda é o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias, ou seja, é somente o meio de fazer pagamentos (por exemplo, o dinheiro é uma forma de moeda, mas não o cartão decrédito, que é apenas um meio de transferir ativos, no caso o dinheiro, para realizar pagamentos).
Bem ou mal, certamente o dinheiro é necessário para que se realizem pagamentos por serviços ou produtos. Como se costuma dizer, “dinheiro é o que move ou faz funcionar o mundo”.
Pode-se notar que a moeda é importante em todas as transações comerciais.
Mas onde ela funciona?
Funciona no mercado, o localonde os agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens.
A moeda se caracterizada por suas funções de:
1. Intermediário de trocas.
2. Unidade de conta.
3. Reserva de valor.

3.1.1 A oferta de moeda
Quem define quanto dinheiro será fabricado para circular no mercado? Quem cria moeda em um país? Quem destrói moedas em um país? Qual o motivo dadestruição de moedas? Vamos trabalhar esses assuntos nos próximos itens.
A moeda é: ... o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social. É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”:
(i)o dinheiro, que constitui as notas (geralmente em papel); (ii) a moeda (a peça metálica); (iii) a moeda bancária ou escritural, admitidas em circulação; e
(iv) a moeda no sentido mais amplo, que significa o dinheiro em circulação, a moeda nacional. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. O dinheiro está associado atransações de baixo valor; a moeda (no sentido aqui tratado), por sua vez, tem uma definição mais abrangente, já que engloba, mesmo no seu agregado mais líquido (M1), não só o dinheiro, mas também o valor depositado em contas.
A demanda de moeda pela sociedade corresponde à quantidade que o setor privado não bancário retém em média, seja com o público, seja no cofre das empresas e em depósitos à vistanos bancos comerciais. O que faz com que pessoas e empresas retenham dinheiro que não rende juros, em vez de utilizá-lo na compra de títulos? São três os motivos:
1. demanda de moeda para transações;
2. demanda de moeda por precaução;
3. demanda de moeda por especulação (Vasconcellos; Garcia, 2003, p. 141).

3.1.2 Criação e destruição de moeda
A determinação da oferta da moeda nos...
tracking img