Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 – ECONOMIA E MERCADO


2.1.1 – Segmento de mercado

A Cinpal atua há mais de 60 anos no mercado automotivo, linha pesada. Atualmente a empresa vêm sendo “invadida” por produtos importados, com custos abaixo do mercado nacional. Tudo isso em decorrência da abertura e facilidade de importação, com taxas cambiais baixas e até mesmo um sistema arcaico de classificação fiscal. DesdeSetembro/2011, a Cinpal vem reestudando seus custos internos para realinhar sua tabela de preços, fazendo com que a empresa continue atuando no mercado mesmo com lucros inferiores aos alcançados ao longo dos anos.
Há uma boa projeção para o futuro de nossa economia o que faz a empresa continuar investindo em maquinários e evitar, contudo, a demissão de funcionários.


2.1.2 – Concorrências

Tivemosacesso aos produtos fabricados pela empresa e procuramos ajuda-los na teoria de concorrências.
Assim a empresa pode avaliar em qual segmento um desconto é necessário ou não.

2.1.2.1 – Concorrência pura / perfeita

Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar as condições do mercado devido ao grande numero de vendedores e compradores quanto àhomogeneidade do produto. Ou seja: o conjunto das empresas determina a oferta de mercado, a qual, interagindo com a procura, determina o preço. Este preço pode variar em função do comportamento da oferta de mercado. No entanto, nenhuma empresa individual pode influenciar, sozinha essa oferta.
Nessa situação de concorrência perfeita a empresa tem que se submeter aos preços regulados pelo mercado, onde o Pe(preço de equilíbrio) é definido pela interação entre a oferta e demanda existentes em um mercado, pois o excesso de oferta fará com que os preços baixem e o excesso de demanda com que os preços elevem.
Nesses mercados, preços e quantidades tendem a se ajustar, de modo a eliminar tanto o excesso da oferta como o da demanda equilibrando o mercado e apenas em condições.
Como variações daspreferências dos consumidores e novas situações climáticas, fazem variar as quantidades ofertadas de produtos agrícolas, alteram os preços de equilíbrio do mercado e os lucros das empresas.
No entanto uma empresa nessa situação costuma visar o lucro através de medidas que reduzam os custos de produção pela eficiência tecnológica e vendendo mais unidades, pois essa não tem influencia sobre os preços de modoa subi-los para maximizar seu lucro.


Características:

· O grande numero de vendedores e compradores faz com que nenhum deles isoladamente seja capaz de exercer influência significativa sobre o preço da mercadoria
· Existe homogeneidade nas mercadorias, isto é, os consumidores não percebem diferenças em relação aos diversos produtos ofertados no mercado.
· Não há interferência porparte dos produtores na determinação dos preços dos produtos e fatores de produção;
· Tanto produtores quanto consumidores tem conhecimento dos preços e quantidades de produtos oferecidos no mercado.
· Perfeita permeabilidade de forma que não existe barreira a entrada de novas empresas


2.1.2.2 – Concorrência monopolista

Mercado no qual as empresas podem entrar livremente, cada umaproduzindo sua própria marca ou versão de um produto diferenciado.

Características:

· Empresas que competem vendendo produtos diferenciados, que podem ser substituídos por razão de preço ou preferência, mas que, no entanto não são substitutos perfeitos.
· A entrada de novas empresas com suas próprias marcas não são limitada, e a saída das empresas que já atuam no mercado, quando seus produtosdeixam de ser lucrativos, é freqüente.

2.1.2.3 – Monopólio

O monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, onde a oferta é dominada por uma única empresa que produz um determinado bem ou serviço e não há existência de bons substitutos. Tem total domínio do mercado e influencia sobre o preço pelo qual o produto será vendido
Concorrência monopolista enfrenta curvas de demanda com...
tracking img