Economia e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA E MEIO AMBIENTE: REVENDO DESAFIOS
Maria Cecília Junqueira Lustosa
Taxa de juros, câmbio, inflação. Necessidade de financiamento do setor externo, competitividade, crescimento econômico. Financiamento da safra agrícola, investimentos externos diretos, gastos públicos. O que será que essas e outras palavras do “economês” têm a ver com o meio ambiente? Certamente, a maioria das pessoasdiria nada a ver, mas é justamente o contrário: têm tudo a ver.
A questão ambiental está inserida nas diversas áreas de estudo da economia, uma vez que o meio ambiente é fonte de matérias primas e energia, local de despejo dos rejeitos das atividades produtivas e contribui de maneira significativa para o bem-estar da população. A abundância dos recursos ambientais talvez seja uma das razões pelasquais os economistas não prestaram atenção às questões ambientais em épocas anteriores. Afinal, a economia é por muitos definida como a ciência que aloca recursos escassos para fins alternativos.
Entretanto, nas três últimas décadas, evidenciou-se que os recursos ambientais começaram escassear: o ar puro ficando cada vez mais poluído, a água potável menos disponível, os solos mais degradados,espécies da fauna e flora em extinção acelerada, os minerais cada vez mais difíceis de serem extraídos e a biodiversidade sendo perdida, afastando cada vez mais a possibilidade de descobrirmos os segredos da natureza.
Os danos causados ao meio ambiente de origem antrópica acompanham o ritmo do crescimento econômico. A partir do século XIX, com a intensificação do processo de industrialização e dossistemas agropecuários, a demanda por recursos naturais e os danos ao meio ambiente tornaram-se crescentes. A constatação de que a capacidade de suporte do planeta estava chegando ao seu limite, seja pela quantidade de poluentes lançados no ambiente ou pela exaustão dos recursos naturais, data do final dos anos 60. A discussão era se deveria ou não desacelerar o ritmo de crescimento econômico emfunção da crescente degradação ambiental. O relatório Limites do Crescimento, de 1972, coloca explicitamente os limites do crescimento econômico devido à finitude dos recursos naturais, propondo o “crescimento econômico zero”.
O enfoque do “crescimento zero” foi superado e ganha importância crescente o conceito de Desenvolvimento Sustentável. O termo Desenvolvimento Sustentável foi difundido norelatório Nosso Futuro Comum, de 1987, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas e centra-se em três eixos principais: crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico, sendo mais uma meta do que um estado de harmonia. Do ponto de vista econômico, implica duas condições: o desenvolvimento deve permitir a ampliação, ou pelo menos a manutenção, da qualidade devida em um horizonte temporal longo; e manutenção, ao longo do horizonte temporal, do estoque de capital, incluindo os recursos naturais.
Ou seja, o meio ambiente afeta e é afetado pela economia. E como a taxa de juros pode influenciar no meio ambiente? Taxas de juros muito altas, estimulam a extração mais rápida dos recursos naturais. Dada a incerteza do futuro, os agentes econômicos preferemtransformar seus recursos naturais em moeda hoje e ganhar os rendimentos das altas taxas de juros, do que manter o recurso natural para transformá-los em moeda no futuro.
Como os investimentos externos diretos podem afetar o meio ambiente? Os capitais externos que ingressam no país são para compra de empresas ou para expansão da capacidade produtiva. No primeiro caso, se os novos controladores nãotiverem preocupações ambientais, suas atividades podem prejudicar o meio ambiente. Evidência empíricas, entretanto, sugerem que as empresas parcial ou totalmente controladas por capital estrangeiro são as que mais apresentam preocupações ambientais. Quando há expansão de capacidade produtiva, os impactos ambientais são evidentes, pois não há tecnologia disponível que aproveite 100% dos...
tracking img