Economia e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de combinar o crescimento econômico com a preservação ambiental.

O Brasil, por sua vez, possui uma legislação ambientalbastante avançada no contexto dos países em desenvolvimento, traduzindo uma crescente preocupação com o meio ambiente e a percepção de que o crescimento futuro dependerá das condições ecológicaspreservadas.

De acordo com a teoria econômica, a degradação ambiental tem como causa o fato de o meio ambiente prover recursos, bens e serviços que são de propriedade comum. Um recurso de propriedade comum éexplorado à exaustão, pois a ausência de direitos de propriedade, assinalados a uma pessoa ou a um grupo de pessoas , não incentiva sua manutenção e conservação por parte dos usuários, já que não sãoseus proprietários. Nesse contexto, há a degradação do recurso em consequência da superexploração ou do excesso de uso. O nível de exploração e o uso acima do socialmente ótimo implicam a ineficiênciana alocação do recurso.

Já que a degradação ambiental não poder ser eliminada, sob pena de afetar adversamente a atividade econômica, ela pode, pelo menos, ser controlada. Há, portanto, um nívelótimo de degradação ambiental.

A teoria econômica sugere que na ausência da externalidade, a quantidade socialmente ótima é aquela que maximiza o benefício social líquido dos participantes domercado. Entretanto, na presença de externalidades, a alocação dos recursos escassos deixa de ser socialmente eficiente, pois altera as avaliações feitas pelos consumidores e produtores, incentivando-os aconsumir e produzir quantidades que não maximizam os benefícios sociais líquidos.

Para obter a eficiência alocativa, isto é, para alcançar o nível maximizador dos benefícios sociais líquidos, osníveis de consumo e de produção precisam ser alterados. Existem diversos mecanismos que permitem o alcance do nível socialmente ótimo de consumo de um bem ou serviço ambiental. Todas as soluções...
tracking img