ECONOMIA E LIBERDADE A Escola Austr Aca E A Economia Brasileira Ubiratan Jorge Iorio

91998 palavras 368 páginas
E C O N O M I A

E

L I B E R D A D E

A Escola Austríaca e a Economia Brasileira

UBIRATAN JORGE IORIO

UBIRATAN JORGE IORIO DE SOUZA
Doutor em Economia (FGV), Professor do IBMEC e da UERJ.

ECONOMIA E LIBERDADE

A Escola Austríaca e a Economia Brasileira

“Tu - se és apóstolo - não hás de morrer.
Mudarás de casa, e é só.” (Josemaría Escrivá)

A Sylvio e Leonor, meus pais queridos, com amor, gratidão e imensa saudade.

PREFÁCIO (ROBERTO CAMPOS)

Com o reaparecimento de Economia e Liberdade, em segunda edição atualizada e ampliada, os leitores do Prof.
Ubiratan Iorio retomam contato com importantes ensinamentos da Escola Austríaca de Economia. É cuidadosa a síntese que faz de um pensamento econômico hoje florescente no mundo, ressaltando, com erudição, aquilo que Hayek denominou de
“fundamentos da liberdade”. Distingue a obra a bem-sucedida aplicação aos problemas brasileiros do subjetivismo metodológico que caracteriza os economistas dessa corrente, cujas teses encontram a sucessiva adesão de figuras de renome no Hemisfério Norte e em países em desenvolvimento, que hoje namoram com a economia de mercado.
A literatura econômica nacional ganha espaço com a reedição desse livro, que há de contribuir para iluminar zonas ainda obscuras, onde muitos intelectuais patrícios parecem imersos nas trevas do dirigismo, do patrimonialismo, do corporativismo e do nacionalismo cartorial. Os “ismos” que povoam o seu ideário respondem, em parte, pela afirmativa de que o Brasil é o “país do futuro”, sem que jamais se alcance o paraíso almejado, como argüi Iorio.
A leitura de Economia e Liberdade põe em evidência o liberalismo como o “ismo” de que o Brasil precisa para romper as cadeias do atraso sócio-econômico.
O Autor demonstra-o com o emprego da lógica irrepreensível que é própria da metodologia austríaca, desde o fundador dessa escola, Carl Menger, passando pela teoria do capital e dos juros de Böhm-Bawerk e pela praxeologia de Ludwig von Mises, até atingir os conceitos

Relacionados