Economia e desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia sustentável
O mundo está se desenvolvendo dia após dia, gerando um aumento na produção em todos os setores da economia, mas os recursos do nosso planeta são limitados e temos quedefende-los. Para isso a economia sustentável está sendo aplicada cada vez mais.
Economia sustentável não se trata de um novo modo de produção, mas sim de uma economia repensada com conceitos desustentabilidade, ou seja, trocamos as velhas práticas de concepção de produto, produção e estocagem por práticas que não agridam o meio ambiente.

Desenvolvimento sustentávelO termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambientee Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico  fosse integrado à questão ambiental,estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.
Os trabalhos foram concluídos em 1987, com a apresentação de um diagnóstico dos problemas globais ambientais, conhecido como“Relatório Brundtland”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força. Nessa reunião, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo dedocumentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas, desertificação e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta
Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terrapassassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, secontinuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevêem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais....
tracking img