Economia verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO

ECONOMIA VERDE

Rio de Janeiro
2012
Economia verde
Economia Verde.
Economia verde é aquele que resulta em melhoria do bem-estar e social, reduzindo significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser pensada como um País que é produtor de baixo carbono, eficiente derecursos e socialmente inclusivo.

Na prática, uma economia verde é aquele cujo crescimento da renda e do emprego é impulsionado por investimentos públicos e privado que reduzam as emissões de carbono e poluição, melhora a eficiência energética e de recursos, e evita a perda de biodiversidade e serviços de ecossistemas. Esses investimentos precisam ser catalisados e apoiados por alvo da despesapública, a política de reformas e mudanças de regulação. Este caminho de desenvolvimento deve manter aprimorar e, quando necessário, reconstruir capital natural como um ativo econômico crítico e fonte de benefícios públicos.

Vantagens e desvantagens da economia verde

Vantagens: Empresas que, na fabricação de seus produtos, buscam reduzir ao máximo o impacto ambiental e consumidores conscientesdas limitações do planeta que não adquirem além do necessário, observando sempre a responsabilidade ambiental do produto comprado. Além disso, a promoção de novos meios de produção e a reutilização, uso de fontes de energias renováveis.

Desvantagens: Alto custo de adequação, elevação no preço de produtos, ritmo lento de desenvolvimento de países emergentes, difícil aceitação de paísesdesenvolvidos em custear
E se adaptar a nova economia.

Possíveis soluções
Como possíveis soluções para ter uma economia verde estão às fontes de energia renováveis como, energia eólica e solar, soluções como telhados verdes nas construções, que pode ser adotado por grandes empresas, e uma adequação maior a meios de transportes públicos, em respeito ao meio ambiente.
Construções feitas de matériasreciclados, coleta seletiva, conscientização da população em geral e incentivos fiscais para empresas ecológicas, constituem algumas das solução para uma cidade/país economicamente verde.

Energia Solar
A utilização do sol para que se possa ter energia está a cada dia sendo mais falado, pois com isso fica muito mais fácil controlar as questões ambientais, principalmente com relação a fontesrenováveis. Infelizmente esse tipo de recurso ainda é bem caro devido a fabricação e instalação e isso faz com que não seja um meio muito acessível.
Atualmente vem crescendo muito o número de pessoas que estão adquirindo a esse método e isso por causa do grande incentivo de alguns países. A geração de energia através da luz solar foi descoberta no ano de 1893 por Alexandre-Edmond Becquerel que foi umfísico francês. Para que haja a energia solar é preciso haver uma conversão de energia luminosa passando por materiais semicondutores e com base nisso é que foi construído os painéis solares. Esses painéis são feitos através de células fotovoltaicas que são os dispositivos semicondutores e eles captam a luz do sol transformando-a em energia.

Energia Eólica
O vento gira uma hélice gigante conectadaa um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente comventos fortes. "Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões", diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica.
O que impede a instalação de mais centrais eólicas ainda éo preço. A energia gerada por uma central eólica custa entre 60% e...
tracking img