Economia uam unidade 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os conceitos sobre Produto Interno Bruto, Produto Nacional Bruto, Produto Nacional Líquido e Renda Nacional contribuem para um entendimento mais efetivo sobre como a economia apura os valores da produção, da renda, e das demais despesas auferidas em território nacional. Faça uma reflexão sobre o esquema abaixo e em seguida verifique qual(is) afirmativas está(ao) corretas. Assinale a alternativaque corresponda apenas à afirmações corretas.

I. O PNB líquido - representa a produção líquida total gerada na economia de um país no período de um ano. Quando o PNB está sendo produzido, está se “consumindo” parte do estoque de capital existente na economia, que nada mais é do que a depreciação. Dessa forma o PNB líquido considera o efeito da depreciação do capital.
II. O investimentoLíquido - ao considerarmos o investimento (I) da economia, estamos nos referindo ao investimento total, incluindo as despesas necessárias para repor os bens de capital consumidos na produção. O investimento líquido é o investimento bruto menos a depreciação do capital e também é chamado de “formação de capital” de uma Economia.
III. Renda Nacional - para chegarmos à renda nacional, alem da depreciaçãodevemos desconsiderar os impostos indiretos. Subtraindo estes dois itens ficamos com os pagamentos de renda que são considerados recursos.
Resposta
Resposta Selecionada: e.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Resposta Correta: e.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Feedback da resposta:
- PNB Líquido
O PNB líquido representa a produção líquida total gerada na economia de umpaís no período de um ano. Quando o PNB está sendo produzido, está se “consumindo” parte do estoque de capital existente na economia, que nada mais é do que a depreciação. Dessa forma o PNB líquido considera o efeito da depreciação do capital,
- Investimento Líquido
Do mesmo modo, ao considerarmos o investimento (I) da economia, estamos nos referindo ao investimento total, incluindo asdespesas necessárias para repor os bens de capital consumidos na produção. O investimento líquido é o investimento bruto menos a depreciação do capital e também é chamado de “formação de capital” de
uma Economia.
- Renda Nacional (RN)
Para chegarmos à renda nacional, alem da depreciação devemos desconsiderar os impostos indiretos. Subtraindo estes dois itens ficamos com os pagamentos de renda quesão considerados recursos.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

Na capa da edição 972 da revista Exame de 28/07/2010 existem as seguintes afirmações: “CONSUMO: A força que move a economia..... Renda, emprego e crédito estão promovendo um ciclo de consumo inédito.......” Conforme os conceitos sobre PIB e Crescimento econômico, qual afirmação abaixo está INCORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada: b.Sobre a ótica da Renda, que consiste na análise dos fatores que recebem para produzir o produto total, a renda se eleva quando os fatores de produção têm aumentos reais (descontado a inflação). Aumentos reais dos fatores de produção irão produzir efeito negativo sobre o PIB, ou seja, ele irá diminuir.
Resposta Correta: b.
Sobre a ótica da Renda, que consiste na análise dos fatores que recebempara produzir o produto total, a renda se eleva quando os fatores de produção têm aumentos reais (descontado a inflação). Aumentos reais dos fatores de produção irão produzir efeito negativo sobre o PIB, ou seja, ele irá diminuir.
Feedback da resposta:
Aumentos reais dos fatores de produção irão produzir efeitos POSITIVOS sobre o PIB, ou seja, ele irá AUMENTAR.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontosAs análises macroeconômicas permitem que os governos definam importantes indicadores como as metas da taxa de juros, da taxa de inflação, das contas do governo, com a finalidade maior de projetar o progresso da economia através do seu crescimento e dos benefícios à sociedade do país. (Ramalho 2004a, p01). Em reportagem de 06/08/2010 do Jornal Valor Econômico o Ministro da Fazenda Guido...
tracking img