Economia síntese do 1º capitulo.docx

752 palavras 4 páginas
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA

VALDEILSON MEDEIROS DE SOUSA

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

SERRA TALHADA - PE
2012.2
Economia define-se como a ciência social que estuda o indivíduo e a sociedade, a fim de utilizar os recursos produtivos escassos de forma que se possam satisfazer as necessidades humanas. Desta forma pode-se concluir que a ciência econômica estuda a escassez dos recursos que por não serem abundantes devem ser economizados.

A economia apresenta apenas um corpo de conhecimento, porém a abordagem pode alternar, dividindo-se da seguinte forma:
Microeconomia: estuda o comportamento individual de cada unidade econômica básica.
Macroeconomia: estuda os grandes agregados, em geral a economia nacional e internacional, ou seja, estuda a relação entre os blocos econômicos a curto e longo prazo.

Todas as sociedades tem a obrigação de resolver problemas e optar por escolhas sobre O QUE E QUANTO, COMO E PARA QUEM produzir, já que os recursos são escassos.
O QUE E QUANTO: a sociedade deve decidir se um determinado bem deve ser produzido, e o quanto desse bem deve ser produzido de acordo com a necessidade do consumidor e a disponibilidade de recursos por parte de quem produz.
COMO: deve-se produzir da forma mais eficiente possível de acordo com a disponibilidade de recursos de cada lugar.
PARA QUEM: a sociedade deve decidir que setores devem receber um determinado produto de forma que haja uma harmonia econômica entre quem produz e quem consome e principalmente se há uma real necessidade do produto por parte do consumidor.
As sociedades devem resolver os problemas econômicos citados anteriormente com duas formas de organização econômica, são elas: * Economia de mercado (descentralizada); * Economia planificada (centralizada).

As ECONOMIAS DE MERCADOS podem ser analisadas por dois sistemas; * Sistema de concorrência pura (sem interferência do governo); * Sistema de

Relacionados