Economia solidária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA SOLIDÁRIA



1 – INTRODUÇÃO

A Economia Solidária é um modelo alternativo de iniciativas que visam minimizar os efeitos deletérios da políticas neoliberais, seja na forma de cooperativas autogestionárias, como alternativas viáveis de organização social da produção. No Brasil este tema vem sendo cada vez mais relevante em virtude do grande número de falências de empresasindustriais, bem como do crescente desemprego, desde a década de 1990. A questão central é que, admitindo como um dado de realidade a existência dos mercados, providos essencialmente pela lógica capitalista de produção, não são absolutamente claros os caminhos para o possível sucesso em empreendimentos não guiados por esta lógica. Há indícios, porém, de que elementos bem-sucedidos do “modelo japonês” podemservir como fontes de inspiração para este tipo de empreendimento.



2 – ASCENSÃO E QUEDA DO CAPITALISMO MODERNO

Como mostra a história econômica, a produção para o mercado pode dar-se através de diversas formas de organização social. A predominante nos últimos séculos tem sido a produção capitalista que implica trabalho assalariado e propriedade privada (e alheia ao trabalhador) dosmeios de produção. A ela está associada um aparente processo tendencial de concentração da riqueza em mãos de cada vez menos pessoas. A questão diante de nós é saber se a produção através das formas de economia solidária, como a autogestão e as cooperativas, pode ter espaço próprio de sobrevivência sustentável no longo prazo nas economias capitalistas contemporâneas. Para responder a esta questão épreciso proceder a uma breve reflexão sobre a origem do capitalismo moderno. O desenvolvimento do modo “maquinofatureiro” de produzir deu origem à revolução industrial e progressivamente, com ela, gerou também uma base técnica — a eletromecânica — que lhe era então adequada. O amadurecimento da revolução industrial gerou, por sua vez, a modernidade ao generalizar o que havia de moderno embutido naprodução capitalista que aos poucos se consolidava como hegemônica. Não custa lembrar que mesmo que a produção capitalista tenha tido origem em decorrência da revolução mercantil, ela só se tornou suficientemente generalizada no mundo ocidental, a ponto de se falar em capitalismo (produtivo) enquanto modo de produção hegemônico, após a revolução industrial.

À medida que o capitalismo sedesenvolvia e amadurecia, potencializava enormemente o processo de acumulação social da riqueza. O auge desse processo de amadurecimento não só tem uma forma específica, como é marcado também pela mudança da hegemonia industrial e econômica em geral que passa da Inglaterra para os EUA. O fenômeno típico desse processo é a “invenção” e difusão do fordismo: firmas de tamanho crescente passaram a auferirganhos de produtividade significativos com grandes escalas de produção de produtos padronizados, baseada em linhas de montagem e automação rígida. Esta, por sua vez, implicava uma inexorável divisão capitalista do trabalho que, além de separar hierarquicamente atividades de concepção e execução, acentuava a especialização e desqualificação do trabalho dentro destas últimas, bem como suadesvalorização, ao atribuir tarefas diferentes para pessoas/trabalhadores diferentes (Tauile, 2001, cap. IV).

Passada a Segunda Guerra Mundial, duas importantes características acompanharam a emergência, agora nítida, da nova potência hegemônica: em primeiro lugar, no seu cerne, ocorreu uma nova revolução tecnológica, a revolução da informação calcada em processos digitais com base na microeletrônica; emsegundo lugar, mais distante das fronteiras da acumulação desenvolveram-se formas alternativas de organização social da produção ainda que no marco capitalista, como foi o caso do Japão no pós-guerra (ibid, cap. V e VI).

A revolução tecnológica da informação trouxe tanto a automação flexível como o tratamento de dados em massa e o seu transporte instantâneo a longas distâncias criando,...
tracking img