economia-resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma boa maneira de se avaliar a economia de uma nação se baseia em estudar seu avanço temporal, isto é, o quanto a economia da nação se desenvolveu no ano atual, com relação ao ano anterior. Uma forma mais direta de se avaliar isto é através do Produto Interno Bruto (PIB). O PIB, no período avaliado no livro (pós Segunda Guerra Mundial) cresceu bastante, tendo inclusive um dos maiorescrescimentos do mundo e isto se deveu principalmente à grande industrialização verificada. Esta grande industrialização mudou o sistema de produção brasileiro que se baseava num sistema agrícola; e não apenas mudou de sistema, mas manteve as bases agrícolas e se desenvolveu também em outras áreas. Uma boa estratégia que foi efetivada com a industrialização era a de reduzir a importação, além de controlar,simultaneamente, a inflação, que num sistema econômico muito dependente de importação é algo difícil.
Em contrapartida, houve um aumento significativo da dívida externa e este problema mostrou suas garras entre o fim da década de 70 e o início da década de 80. A crise que o Brasil enfrentou neste período reverberou em medidas corretivas (malsucedidas) de estabilidade econômica. A crise era tantaque o período passou a ser considerado como a “década perdida” por alguns economistas. A solução para o problema (que foi priorizado pelos governantes) foi o Plano Real que conseguiu reduzir significativamente a inflação no período de implantação e que, principalmente, conseguiu manter a inflação relativamente baixa no grande período seguinte.
Apesar dos esforços para a manutenção da taxa deinflação, ao final do século, o temor de grandes taxas de inflação fez o governo trabalhar medidas para a manutenção destas através de uma medida bastante contraditória, o aumento das taxas de juros. Com o regime de metas para a inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN), a taxa de câmbio passou a ser flutuante com o Banco Central utilizando medidas corretivas (compra e venda de dólares) quandonecessário. Problemas econômicos não pararam de ocorrer, no início do século atual, houveram problemas decorrentes da crise da Argentina e de problemas energéticos nacionais.
Com a redução do crescimento do PIB (se comparada a épocas antigas) pode-se dizer que as metas econômicas não foram alcançadas, entretanto houve sucesso em conter a crise inflacionária. O desafio atual é conseguir aliar um amplocrescimento do PIB com uma política inflacionária aceitável.
O sistema econômico atual se baseia no BC, o Banco Central, ele tem alto poderio para controlar a economia nacional, entretanto ele é apenas um executor de metas. As metas inflacionárias são estabelecidas pelo CMN e devem ser cumpridas pelo BC. O BC tem optado por trabalhar suas metas de acordo com a taxa Selic (Taxa de Juros de CurtoPrazo). Periodicamente o Copom (Comitê de Política Monetária, composto pelo presidente mais a diretoria do BC) se reúnem para avaliar as condições econômicas vigentes e determinam a taxa Selic.
Um dos pontos mais discutidos atualmente é a alta taxa de juros brasileira (uma das maiores do mundo) e vários aspectos servem para explicar isto, como crises internacionais e incertezas políticas gerais),mas o principal motivo para tais incertezas ainda é o alto endividamento brasileiro visto que com o fim deste, o risco brasileiro desce bastante.
A politica cambial brasileira pode ser dividida, desde o Plano Real, em dois períodos, o primeiro período, de 1995 a 1999, foi chamado de regime de bandas cambiais e se baseou em bandas cambiais estabelecidas pelo BC de acordo com a flutuação do dólar.Basicamente o que ocorriam eram compras e vendas de dólar com o intuito de controlar a inflação brasileira. Infelizmente ocorreram as crises asiática (em 1997) e russa (em 1998) que tiveram impacto negativo nas economias emergentes (como o Brasil) e o Brasil enfrentou fortes abalos com as retiradas de investimentos externos. Por conta disso o BC teve de vender enormes montantes de dólares e...
tracking img