Economia -protecionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Beatriz L. M. Valle – 201202229778
Turma 3013

ECONOMIA: Vantagens e Desvantagens do Protecionismo
(OMC, Subsídios, Dumping e Teoria das Vantagens Comparativas)

Visando a proteção da economia nacional, o protecionismo nada mais é do que uma política de comércio externo, que através da implantação de algumas medidas, limita a entrada de produtos importados ou facilita a saída dos nossosbens para o exterior. Nos estudos de Barral, é defendido que a utilização de medidas protecionistas traz consequências muito além do mercado interno adotado pelo país. São afetadas as produções locais, os preços mundiais, balança de pagamentos, estabilidade política, distribuição de recursos, transferência de tecnologia e padrões de comércio, etc.
A Organização Mundial do Comércio surge para queesta e outras barreiras sejam quebradas. A OMC é a única organização internacional lidando com regras globais de comércio entre nações e tem como sua principal função assegurar que as relações comerciais aconteçam de forma tranquila, previsível e livre.
O resultado é a certeza. Consumidores e produtores sabem que podem usufruir de materiais seguros e melhor escolha dos produtos terminados,componentes, matéria prima e serviços por eles utilizados. Produtores e exportadores sabem que o mercado vai continuar aberto para eles. Todas as decisões na OMC são tomadas em consenso entre os países membros e são ratificados por membros do parlamento. Mediando estas transações, diminui-se o risco de disputas políticas ou conflitos militares. Além de diminuir barreiras comerciais, a OMC também diminuibarreiras entre pessoas e nações, tendo como objetivo a melhoria do bem estar de todos os cidadãos dos países membros.
Na liderança de todo esse processo econômico, comercial e politico, está o diretor Francês, Pascal Lamy, que se faz conhecido não só por sua autoridade, mas também pela clareza de suas posições.
Com relação ao protecionismo, Lamy diz que o comércio mundial precisa de maisgovernança internacional. Uma Instituição que seja mais eficiente que a OMC e que seja verdadeiramente multilateral, para que países possuam poderes semelhantes dentro da mesma. O diretor ainda afirma que é clara a relação do protecionismo com a pobreza, mas sabe também que sem o subsídio, os agricultores europeus, por exemplo, não teriam condição de sobreviver em um mercado global. Esta concessão debenefício (subsídio) ocorre em duas situações em um país:
- Existência no país exportador de qualquer forma de sustentação de renda ou de preços que contribua para aumentar exportações ou reduzir importações de qualquer produto;
- Contribuição financeira por um governo ou órgão público no interior do território do país exportador;
Ainda tomando como exemplo o caso dos agricultores na Europa,Lamy afirma que esta atividade em outros continentes atingiu níveis de competitividade superiores aos europeus, e, assim como em muitas outras situações, a competitividade é decisiva no ramo rural. Vale lembrar que uma empresa é competitiva sempre que produz um bem ou um serviço que é interessante para um conjunto de compradores financeiramente capacitados, ou seja, deve-se oferecer um produto deprimeira e despertar o interesse de compra do consumidor. Para que uma empresa seja competitiva é necessário reunir duas condições: competência na área de produção de bens e serviços e custos de produção compatíveis com as condições de concorrência no mercado onde vende.
Neste quadro de concorrência podemos ainda citar a utilização do “dumping” pelas empresas de grande porte, que, como estratégia,arcam com o prejuízo das vendas a preços baixos para prejudicar, ou até mesmo eliminar, algum concorrente. No exemplo que citamos acima, percebemos a segunda ocorrência do “dumping”, onde é possível deduzir que ao receber subsídios governamentais, os agricultores europeus conseguem exportar seus produtos abaixo do custo de produção, prejudicando as vendas brasileiras ao exterior. Desta forma, a...
tracking img