Economia positiva vs economia normatriva

2012 palavras 9 páginas
[pic]

A epidemia global do tabagismo é reconhecidamente como uma das maiores ameaças de saúde pública dos tempos modernos, em vários países. De acordo com a fonte, as doenças transmissíveis predominam no quadro nosológico nacional. O consumo do tabaco é um dos mais perversos vícios do planeta pelas causas de doenças e morte cientificamente comprovadas que provoca, mas que entretanto conta com centenas de milhões de pessoas entre jovens e adultos.

O cancro no pulmão, problemas cardiovasculares e patologias respiratórias são algumas das graves doenças causadas pelo vício. Pesquisas médicas concluíram que fumantes crónicos possuem uma probabilidade muito maior de contrair doenças como câncer de pulmão, enfisema entre outras, e principalmente doenças cardiovasculares.

Diante de todos esses males causados pelo cigarro, muitos países restringiram sua venda obrigando os fabricantes a colocarem advertências bastante destacadas em suas embalagens. Com objectivo de desencorajar os consumidores do mesmo, outras medidas também foram tomadas por muitos governantes, como a restrição, ou, até mesmo, a proibição de se fumar em restaurantes, vias públicas e em muitos outros locais. Hoje o tabagismo vem sendo motivo de grandes discussões em vários pontos do globo, sobretudo nas suas causas e consequências na sociedade humana, através de normas que o regulam.

Desenvolvimento

Falar do tabaco, é com certeza absoluta falarmos nada mas ou nada menos de uma planta de origem americana, cultivada em grande parte em Portugal no Douro, e disseminada em outros pontos do universo. Em princípio servia de remédio (erva santa) e hoje emprega se para fumar, cheirar, mascar, sendo para isto preparadas feitos com folhas, e diversos preparados.

Em Angola o tabagismo vem ocupando lugar de destaque nas principais causas de morte por doenças cardiovasculares entre outras.

LEGISLACÃO

O ante-projecto de lei denominado “Lei de

Relacionados