Economia portuguesa na actualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
Módulo 8 – A Economia Portuguesa na Actualidade

Competitividade das Empresas: Investimento e Produtividade
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seumercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com quepagar aos seus trabalhadores, fornecedores e accionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa.

OS FACTORES DE COMPETITIVIDADE NA ECONOMIA PORTUGUESA
O diagnóstico do tema Factores de Competitividade é organizado em quatro grandes domínios transversais: “O tecido empresarial, internacionalização e empreendedorismo”, “A I&D, inovação e sociedade dainformação”, “A envolvente de apoio à competitividade empresarial” e “Os custos públicos de contexto”.
Em complemento, são apresentadas breves sínteses sectoriais sobre o diagnóstico da situação actual de actividades económicas consideradas centrais na estratégia de competitividade do QREN – Indústria, Energia, Turismo e Comércio e Serviços

A síntese deste diagnóstico traduz-se na apresentação deuma análise SWOT que identifica as principais forças e fragilidades de Portugal nesta Temática e as principais oportunidades e ameaças com que se defronta o desejado processo de desenvolvimento sustentado e competitivo da economia portuguesa.

DIAGNÓSTICO DOS FACTORES DE COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA
DOMÍNIOS TRANSVERSAIS
Os próximos pontos explicitam o diagnóstico do tema Factoresde Competitividade organizado em quatro principais domínios transversais: (i) tecido empresarial, internacionalização e empreendedorismo, (ii) I&D, inovação e sociedade da informação, (iii) envolvente de apoio à competitividade empresarial e (iv) custos públicos de contexto.
Tecido Empresarial, Internacionalização e Empreendedorismo
A economia portuguesa vem observando dificuldades em seposicionar competitivamente num mercado internacional crescentemente concorrencial e globalizado, e de endogeneizar (traduzir em valor) as alterações de natureza estrutural que se vêm efectuando nos últimos anos, nomeadamente, as resultantes dos investimentos apoiados no âmbito da coesão e da competitividade (designadamente via fundos estruturais).
Pese embora a existência de empresas portuguesasdinâmicas em muitos sectores com forte potencial de crescimento, o tecido empresarial é, ainda, predominantemente dominado por empresas de pequena dimensão essencialmente orientadas para o mercado interno e para actividades não transaccionáveis e não mercantis, com uma carteira de produtos e serviços pouco intensivos em tecnologia e conhecimento, com dificuldades acrescidas de sobrevivência face aoaumento da concorrência (agravada com o alargamento a Leste da UE e com a agressividade comercial de países terceiros) e com visíveis fragilidades ao nível da gestão, da estratégia e da qualificação dos activos. Por outro lado, o tecido empresarial nacional evidencia um problema de produtividade, não tendo conseguido nos últimos 6 anos e no período de implementação do 3.º Quadro Comunitário de Apoioa Portugal, manter a trajectória observada no período anterior de convergência da produtividade com a média europeia.

Não obstante a presença crescente de novos pólos de especialização produtiva, as actividades em que Portugal revela maiores vantagens comparativas inscrevem-se nos denominados sectores tradicionais (têxteis e vestuário, couro e calçado, obras de madeira, bebidas e cerâmica),...
tracking img