Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia

Definições

A economia é o estudo de como as pessoas e as sociedades acabam por escolher, com ou sem utilização da moeda, a aplicação de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, para produzir variados bens e distribuir esses bens para consumo, actual ou futuro, entre as várias pessoas ou grupos sociais

A economia analisa os custos e os benefícios resultantes doaperfeiçoamento dos modelos de repartição de recursos.

A economia analisa as tendências dos preços, da produção, do desemprego e do comércio externo.

A economia é o estudo do comércio entre países. Ajuda a explicar porque os países exportam uns bens e importam outros, analisando o efeito da imposição de barreiras económicas nas fronteiras nacionais.

A economia é o estudo do dinheiro, da banca, docapital e da riqueza.

A economia estuda como os indivíduos decidem usar os recursos produtivos escassos ou limitados (trabalho, equipamentos, conhecimento tecnológico), para produzir diversas mercadorias (cereais, casacos, etc.) e distribuir esses bens para consumo.

Macro-Economia

- Estuda o funcionamento da economia como um todo
- Examina como são determinados o nível e o crescimentodo produto
- Analisa a inflação e o desemprego
- Indaga a oferta total da moeda e investiga a razão porque certos países prosperam enquanto outros estagnam

Micro-Economia

- Estuda o comportamento das indústrias, das empresas e das famílias
- Estuda como são fixados os preços (da terra, do trabalho, do capital ou seja dos factores da produção “Inputs”)
- Analisa as forças e fraquezas domecanismo do mercado

Lei da Escassez

A escassez é um facto central na economia de só existir um montante finito de recursos humanos e não-humanos que a melhor tecnologia é capaz de utilizar de modo a produzir-se um montante máximo limitado de cada bem económico.

A lei da escassez diz que os bens são escassos porque não há recursos suficientes para produzir todos os bens que as pessoasdesejam consumir. Porque os recursos são limitados, temos que estudar como a sociedade escolhe no menu de bens e serviços, como as diferentes mercadorias são produzidas e lhes é atribuído um preço e quem consegue consumir os bens que a sociedade produz.

Tipos de Economias
Economia Dirigida (Exemplo: URSS)

O Governo toma todas as decisões acerca da produção e da repartição. Pode possuir uma parteimportante dos meios de produção (terra e capital). Possui e dirige actividade das empresas na maior parte dos ramos de actividade. Decide como a produção da sociedade deve ser subsidiada entre os diversos bens e serviços.

Economia de Mercado (Exemplo: USA)

Os indivíduos e as empresas privadas tomam as decisões acerca da produção e do consumo. Um sistema de preços, de mercado, de lucros ede prejuízo, de incentivos e recompensas determinam O QUÊ, COMO e PARA QUEM.
- As empresas produzem as mercadorias que geram elevados lucros (O QUÊ)
- Com técnicas de produção que são as menos dispendiosas (O COMO)
- O consumo é determinado pelas decisões individuais sobre como despender os salários gerados pelo trabalho (O PARA QUEM)

Economia Mista (Exemplo: Europa)

As regras daseconomias de mercado e dirigidas misturam-se.

Eficiência

Significa ausência de desperdício, os recursos da economia são utilizados tão bem quanto é possível para satisfazer as necessidades e desejos dos indivíduos.

Custo de Oportunidade

Tomar uma decisão num mundo de escassez obriga-nos a prescindir de alguma coisa, custa-nos de facto a oportunidade de fazer outra coisa. O valor do bem ouserviço de que se prescinde é designado por custo de oportunidade.

Comércio, Dinheiro e Capital

Numa economia industrial avançada encontramos sempre três aspectos distintos: Comércio, Dinheiro e Capital.

Comércio: Permite a troca de bens entre indivíduos e países.
Dinheiro: Proporciona a medida do valor económico das coisas. A sua gestão inadequada pelos bancos centrais pode levar à...
tracking img