Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMOCRACIA E DITADURA NA REPÚBLICA BRASILEIRA

1946

O general Dutra é eleito pelo voto direto para a presidência da República.
Uma nova Constituição é promulgada no país.
Principais pontos são:
1- Forma de governo; República.
    Regime: presidencial e representativo
    Sistema: federativo
2- Poderes: a) Executivo; exercido pelo presidente da república e em seu impedimento pelovice-presidente. (Eleitos por um prazo de cinco anos; b) Legislativo: congresso formado por Câmara de deputados e Senado. Deputados eleitos por um período de quatro anos. Cada estado terá um número de deputados proporcional ao número de habitantes. Senadores: são em número de três para cada estado e distrito federal; c) Judiciário: este poder tem como órgão máximo o Supremo Tribunal Federal.3-Eleitores; podem ser eleitores todos os indivíduos maiores de 18 anos, excetuando-se os analfabetos, soldados e cabo. Além da promulgação da Constituição Federal, nos estados foram convocadas Assembleias Constituintes para elaboração das constituições estaduais. Realizaram-se também eleições para governadores e prefeitos. Um ano depois voltava á normalidade. Um ano depois voltava á normalidade.

1950Vargas volta ao poder, desta vez " nos braços do povo ". " pai dos pobres"

Ao assumir mais uma vez o governo Vargas decidiu dar continuidade á industrialização do país e á luta pelos " interesses nacionais " . De um lado havia a necessidade de se conter uma inflação que destruía o poder de compra dos salários e gerava tensões sociais, principalmente entres os setores que formavam sua basepolítica. Do outro lado havia o projeto de industrialização. Para efetivá-lo de modo planejando, inaugurou em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), estatizou a geração de energia elétrica ( Eletrobrás) e em 1953 criou a Petrobras, com o monopólio estatal da produção de petróleo. Além disso, instituiu a Comissão de Desenvolvimento Industrial, de onde saiu a Subcomissão deFabricação de jipes, tratores, caminhões, automóveis, origem da futura indústria automobilística.

O time do Uruguai derrota a seleção brasileira no estádio do Maracanã.
16/julho/1950 contra o Uruguai

CHORO DE 1950

A maldição da derrota: " Um golpe duro de suportar. Basta lembrar o seguinte: quando eles fizeram o segundo gol, o silêncio que se fez o estádio - um silêncio de duzentas mil pessoas -chegou a assustar. Era a desolação da derrota, uma multidão parada sem acreditar no que via. Vi um povo derrotado, mais que isso, sem esperança. Aquilo sim, doeu no coração. E de repente, a decepção maior a idéia fixa que se grudou, de que eramos um povo sem sorte, sempre perseguido pelo azar, pela mesquinharia do destino. Um povo sem grandes alegrias das vitórias."

 

1954

Na noite de 24 deagosto, Vargas comete suicídio.
CARTA DIRIGIDA AO POVO BRASILEIRO FICOU CONHECIDA COMO:
CARTA TESTAMENTO

Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam, não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a  minha  ação,para que eu não continue a defender, como sempre defendi o povo eprincipalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econônicos e financeiros internacionais fizeram-me de uma resolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao Governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se  à gruposnacionais revoltados contra o regime de garantia de trabalho. A lei dos lucros extraordinários foi detida no Congresso da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja...
tracking img