Economia politica: uma introdução crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – NOTURNO
DISCIPLINA :ECONOMIA POLÍTICA
PROFESSORA: EVANIELE ANTONIA

Resumo da introdução dotexto:
"Economia Política uma introdução crítica"

ARTUR FERNANDES DE MOURA

Fortaleza-CE2012

O homem possui necessidades naturais e individuais, mas é um ser que vive em grupo, em cooperação com seu semelhante para satisfação das necessidades sociais. Para compreender como essaconvivência grupal ocorre é que nasceu a economia política. Segundo essa disciplina, o objeto de estudo da economia diz respeito ao estudo dos fatos sociais em seu conjunto. Ou seja, a economia política éa ciência que estuda as relações sociais e trata das leis que regem a produção, circulação e consumo das mercadorias. A Economia Política surge em 1615 com Antoine Montchrétien com a obra Traité del'Économie Politique, mas é somente por volta das duas primeiras décadas do século XIX que a economia política vai assumir uma metodologia e ser reconhecida como uma ciência.
Os principais pensadoresda Economia Política Clássica, Smith e Ricardo, tinham duas características em comum, buscar a compreensão da nova sociedade que estava se formando, ou seja, entender as relações sociais que estavamsurgindo com a crise do feudalismo(Antigo Regime) e definir o dinheiro, capital e a propriedade privada como instituições naturais.É nesse contexto que se apresenta o embate entre a burguesiarevolucionaria e o Antigo Regime(feudalismo), onde a primeira adquiriu concepções iluministas de igualdade,liberdade e fraternidade contra o Estado absolutista.A burguesia conduziu o processo revolucionário,por meio de lutas sociais, que derrubou o Antigo Regime.
A economia política Clássica entra em crise no período entre 1825/1830 e 1848, quando a burguesia rompe com a cultura ilustrada,ou seja, o...
tracking img