Economia politica - ibge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome : Preice Sehn

1. O que é o IBGE? que tipo de instituição?

R: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados einformações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual emunicipal.O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

2. Quais os parâmetros que você identificou no sitee no texto, que identificam a linha de pobreza? Tem relação com a aula que vimos sobre as necessidades?

R: Nas Estatísticas de âmbito Social e Demográfico, usando oCenso demográfico de 2010 foi estabelecida a linha da pobreza. Segundo o governo isso irá servir para implementar uma força tarefa, para acabar com a pobreza no Brasil. Isso temrelação com a aula sobre necessidades, pois estes parâmetros, bem como cada dado e estatística que o IBGE produz, são necessários para que o Governo venha a suprir anecessidade de cada brasileiro, sem esquecer nenhum.

Existe algum dado identificador de concentração de riqueza por região? ou escolaridade?
Sistema de Contas Nacionais:Oferece uma visão de conjunto da economia e descreve os fenômenos essenciais que constituem a vida econômica: produção, consumo, acumulação e riqueza, fornecendo ainda umarepresentação compreensível e simplificada, porém completa deste conjunto de fenômenos e das suas inter-relações. Segue recomendações das Nações Unidas e do cálculo do Produtointerno bruto (PIB).
Estatísticas de âmbito Social e Demográfico: Têm como base a coleta de informações junto aos domicílios, entre as fontes de dados sobre esta área.
tracking img