Economia - oferta, demanda, produto elástico e inelástico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de oferta e demanda no mercado economico. Entende-se por mercado conjunto de bens e serviços que são ofertados associados á quantidades de recursos que os consumidores dispõe. Para conceiturar oferta, é necessario também conceituar também a demanda, haja vista que estas variáveis encontram –se intimamente interligadas para queseja possivel atingir o que convencionou-se chamar de equilibrio de mercado.
Será abordado a influencia que ela tem nas empresas e foi dado como exemplo empresas de papel e celulose.
Dentro deste mesmo trabalho vai ser abordado noções de macroeconomia, onde será possivel enteder a politica economica e os seus instrumentos que são: Política Monetaria, Política Cambial, Política Fiscal e Políticade Renda e como elas afetam as organizações.

Sumário
Introdução 3
1 - Conceito de oferta e procura 5
1.1 - Demanda 5
1.2 - Situações de Mercado 5
1.3 - OFERTA 5
2 - Casos reais de oferta e demanda nas empresas: 6
2.1 - Desenvolvimento 7
3 - Noções de Macroeconomia 7
3.1- Políticas Econômicas 7
3.1.1 - Política Monetária 8
3.1.2 - Política Fiscal 8
3.1.3 - Política Cambial 93.1.4 - Política de Rendas 10
3.1.5 - Desenvolvimento 10
4.Conclusão 11
5. Bibliografia 11

1 - Conceito de oferta e procura

1.1 - Demanda

A Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta.
As oferta e demanda sugere que quem determina opreço são os consumidores, numa estrutura de mercado perfeito, de concorrência monopolística ou de oligopólio não cooperativo.

6 - Situações de Mercado

Existe no entanto, situações onde o mercado age de maneira diferente do explicado acima. Devido a isso, devemos ir mais adentro da lei e nos concentrarmos nas decisões de cada uma das partes, principalmente a oferta.

1.3 - OFERTA

Aoferta pode aumentar ou diminuir de preço conforme aumenta a quantidade.
A oferta pode sim agir para os dois lados, e é inevitável que seja analisado junto com a demanda para um integro entendimento.
A oferta aumenta a quantidade para que seja atendida toda a demanda. Ela deve aumentar os preços até se igualar a demanda, pois ela precisa produzir mais, e para ter uma produção crescente deve-se terum lucro crescente (este fenômeno é a causa número um de inflação).Ao se igualar com a demanda a oferta reduz seus preços (deflação). Quando a demanda fica inferior, a oferta reduz mais os preços para que haja um ponto de entendimento caracterizado pelo cruzamento das linhas.

2 - Casos reais de oferta e demanda nas empresas:

Neste momento, entre os setores que merecem uma atenção especialdos investidores, um dos destaques é o de papel e celulose. Mesmo com a oscilação diante da crise européia, há ações que podem ser interessantes para o longo prazo.
Alguns papéis registraram forte queda no início do ano, como as ON da Fibria, que acumulam desvalorização de cerca de 20%. Outras, como as ações PNA da Suzano, acumulam altas modestas, de 2%, o que representam perspectiva devalorização. Ambas empresas divulgaram recentemente em seus balanços lucros operacionais e/ou operacionais muito fortes.
A Suzano divulgou lucro líquido de R$130 milhões, o que representa 44% acima do primeiro trimestre de 2009. Já a Fibria, apesar do lucro operacional expressivo, o lucro líquido chegou a apenas R$ 9 milhões, valor abaixo do apresentado no mesmo período do ano passado. Este fato foi motivadopelo maior montante de despesas financeiras que a empresa teve neste inicio de ano.
O momento da Fibria, entretanto, deve ser interpretado como uma ótima oportunidade para o investidor comprar ações da empresa. A expectativa é de que as dividas sejam quitadas em breve e que a companhia, considerada sólida pelo mercado, volte a ter seus papéis valorizados.
Toda esta movimentação acionária foi...
tracking img