Economia mundial x economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Economia Mundial e Economia Brasileira

A Economia Mundial foi definitivamente impulsionada para o crescimento com a substituição do Sistema Monetário Internacional Padrão Ouro (aceito pelasprincipais nações desenvolvidas até o final da Segunda Guerra) pelo Dólar (Pós Guerra).
Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento econômico alavancou no comércio internacional liderado pelos EUA.Os EUA, que havia saído da guerra muito menos afetado que os países europeus, foi o grande fornecedor de recursos para a reconstrução dos países atingidos pela Guerra.
Daí, podemos entender oporquê da economia dos EUA ser a maior do mundo até hoje. Seu produto interno bruto (riqueza nacional) é maior que o da China para se ter uma idéia; sua taxa de desemprego é baixa; seus altos níveis depesquisa e de investimento são financiados pelos investidores estrangeiros; possui o maior e mais influente mercado financeiro do mundo; possui as principais bolsas de valores e commodities(mercadorias utilizadas nas bolsas comerciais); sua indústria de manufaturação é a maior do mundo onde suas fábricas produzem grandes quantidades tanto de produtos industriais (produtos que são usados poroutras fábricas para a fabricação de outros produtos) e de produtos de consumo (produtos cujo destino final é o consumidor). Enfim, os Estados Unidos, possui uma das economias mais poderosas e influentesdo mundo.
A Economia Brasileira, atualmente, possui um quadro sólido, a inflação é controlada, as exportações sobem fazendo com que a economia cresça em ritmo moderado. O Brasil, neste ritmo decrescimento, já está sendo considerado uma das futuras potências do mundo junto à Rússia, Índia e China. A moeda brasileira (o Real) vem sendo valorizado fortemente comparado ao dólar desde 2004.Porém, mesmo diante deste moderado crescimento, diferenças ainda existem entre a população urbana e rural. O governo brasileiro tem o desafio de incluir entre suas prioridades, a promoção de melhor...
tracking img