MONOPÓLIO: é a situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos. É uma situação totalmente oposta à da concorrência perfeita, visto que do lado da ofertanão há concorrência e nem produto concorrente. Neste caso os consumidores aceitam as condições estipuladas pelo monopolista, ou então abandonam o mercado deixando de consumir o produto. Exemplos:empresas que possuem patente ou controle sobre uma fonte de recursos essencial para a elaboração do produto.
OLIGOPÓLIO: é uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado,controlando a oferta de um produto. Esse produto pode ser homogêneo ou diferenciado. Um exemplo de oligopólio diferenciado é a indústria automobilística.
No mercado de fatores de produção, osindivíduos constituem-se nos vendedores dos recursos produtivos, ao passo que as firmas são compradores dos mesmos. Esses fatores de produção terão um preço determinado pelos mercados (salários,alugueis, juros e lucros, conforme o caso), havendo então um pagamento por parte das firmas aos indivíduos quando das aquisições desses recursos.
As estruturas de mercado para os fatores de produção são:MONOPSÔNIO: É o regime ou estrutura de mercado em que um único comprador concentra em suas mãos a totalidade de compra dos fatores de produção, não obstante ele se defronte com grande número devendedores ou ofertantes de tais fatoresm ou seja, é o mercado onde há somente um comprador para os meios de produção. Nesse caso, os preços não são determinados pelos vendedores, mas pelo único comprador.É comum dizer-se que o monopsônio freqüentemente deriva de um monopólio instalado. De fato, um monopólio na venda de um produto pode determinar o monopsônio na compra dos fatores de produção de umreferido produto. Exemplos: Uma situação típica de monopsonista é a de um produtor de automóveis que depende de um determinado número de fornecedores de algumas peças que não são utilizadas por outros... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Economia - monopólio, oligopólio, oligopsônio, monopsônio. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Monop%C3%B3lio-Oligop%C3%B3lio-Oligops%C3%B4nio-Monops%C3%B4nio/113768.html

MLA

"Economia - monopólio, oligopólio, oligopsônio, monopsônio" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Monop%C3%B3lio-Oligop%C3%B3lio-Oligops%C3%B4nio-Monops%C3%B4nio/113768.html>.

MLA 7

"Economia - monopólio, oligopólio, oligopsônio, monopsônio." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Monop%C3%B3lio-Oligop%C3%B3lio-Oligops%C3%B4nio-Monops%C3%B4nio/113768.html>.

CHICAGO

"Economia - monopólio, oligopólio, oligopsônio, monopsônio." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Monop%C3%B3lio-Oligop%C3%B3lio-Oligops%C3%B4nio-Monops%C3%B4nio/113768.html.