Economia Monetaria12

983 palavras 4 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Economia Monetária
Curso: Ciências Econômicas
Professor: Jailson Coelho
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:
Supondo que o Banco Central resolva aplicar uma política monetária recessiva (diminuição do volume monetário em circulação), quais os efeitos nas seguintes variáveis econômicas do país? (3,0):

a) Taxa de Juros
b) Consumo Privado
c) Gasto Público

Com base no modelo IS-LM, temos a seguinte análise para uma contração monetária:
A contração monetária desloca a curva LM para cima e não afeta a IS. O equilíbrio muda de A para B, o produto diminui de q1 para q2 e a taxa de juros aumenta de i1 para i2.

a) A contração monetária acarreta em aumento das taxas de juros, conforme análise do modelo IS-LM, no novo equilíbrio.

b) Com o aumento das taxas de juros, o investimento é reduzido, devido custo de oportunidade, pois agora os títulos/bancos passam a remunerar mais e os retornos são melhores que os investimentos, reduzindo por consequência o consumo privado.

c) Quando o governo utiliza-se de uma política monetária contracionista tem-se a intenção de redução da inflação, por exemplo. Dessa forma, a taxa de juros cresce e os investimentos ficam mais atrativos, captando recursos através desses investimentos, por exemplo títulos públicos. Conclui-se então que os gastos públicos serão reduzidos ou mantidos no mesmo nível, pois caso o governo aumente-o, ele estaria incentivando a economia a ter novo ciclo de aumento de inflação, indo contra seu objetivo inicial.

Questão 2:
Em uma política monetária expansiva (aumento do volume monetário em circulação, quais os efeitos nas seguintes variáveis econômicas

Relacionados