Economia mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualquer atividade agrícola ou industrial, no campo da metalurgia, da indústria química, da construção civil ou do cultivo da terra, utiliza os minerais ou seus derivados. Os fertilizantes, os metaise suas ligas, o cimento, a cerâmica, o vidro, são todos produzidos a partir de matérias-primas minerais. É cada vez maior a influência dos minerais sobre a vida e o desenvolvimento de um país. Com oaumento das populações, cada dia se necessita de maior quantidade de minerais para atender às crescentes necessidades. Há uma estreita relação entre o padrão de vida de país e seu consumo per capitade minerais.
A produção mundial de minerais, incluindo os energéticos (carvão, petróleo, etc.), segundo estimativa para o ano 2000, foi de 32 bilhões de toneladas (Wellmer e Becker-Plate, 2002). Dessetotal, cerca de 60% foram de minerais (dos quais 2/3 de agregados para a construção civil) e 40% de energéticos.
No Brasil nosso levantamento para a produção em 2006 resultou em 1,05 bilhão detoneladas, das quais 9% de energéticos (91 Mt de petróleo e 6 Mt de carvão) e 91% de minerais. Destas, os destaques foram os agregados (areia e brita) para a construção civil (358 Mt), minério deferro(318Mt), argilas para cerâmica vermelha (158 Mt), calcário (88Mt) e bauxita(22Mt). Segue um grupo entre 10 e 2 Mt (rochas ornamentais, sal, fosfato, manganês, caulim e gipsita). Os demais bens mineraisproduzidos situam-se abaixo de 500 Kt.
Os minerais metálicos fundamentaram o desenvolvimento industrial do séc. XIX, que se prolongou pelo século seguinte. Os recursos energéticos foram os grandesprotagonistas do século XX, e ainda o são neste novo século. De acordo com Kuzvart, citado por Calvo (2001), as ‘’rochas e minerais industriais (RMIs) serão as matérias-primas típicas da segundarevolução industrial, as matérias-primas do terceiro milênio’’, por serem imprescindíveis na fabricação de produtos demandados pela sociedade pós-industrial (plástico, fibra óptica, componentes eletrônicos,...
tracking img