ECONOMIA MICRO E MACRO

Páginas: 14 (3314 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014


ECONOMIA MICRO e MACRO
Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos


Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

A Microeconomia, ou Teoria de Preços, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais atuam, realizando uma análise parcial, entre (consumidores,firmas, mercados específicos), analisando a formação de preços com base nos mercados de bens e serviços e no mercado dos serviços dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis
e lucros), considerando os fatores econômicos que determinam tanto o comportamento do consumidor quanto o comportamento da empresa. Diferente da Macroeconomia que estuda os grandes agregados (Produto Nacional, NívelGeral de Preços etc.) dentro de um enfoque de análise global.

Coeteris paribus e uma expressão em latim que significa tudo o mais constante. Permite analisar um mercado isoladamente, supondo todos os demais mercados constantes, ou analisar uma variável isoladamente, supondo todas as demais constantes.

A Microeconomia aborda os seguintes tópicos:
- A Teoria da Demanda ou Teoria da Procuraestuda as diferentes formas que a demanda pode assumir e os fatores que a influenciam.
- A Teoria da Oferta abrange a Teoria da Produção, que estuda o processo de produção numa perspectiva econômica, as relações físicas entre o produto e os fatores de produção, e a Teoria dos Custos de Produção, que classifica e analisa os custos dos insumos de produção.
- A Análise das estruturas de mercado aborda amaneira como estão organizados os mercados e como é determinado o preço e a quantidade de equilíbrio nos mercados de bens e serviços e nos mercados de fatores de produção.
- A Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-estar estuda a interação de todos os mercados simultaneamente e seu impacto no bem-estar social.
- O estudo das Imperfeições de Mercado destaca as situações nas quais o mercado nãopromove perfeita alocação de recursos.

Demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.
A curva de demanda indica quanto o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dadospreços.

A Teoria do Valor Utilidade diz que o valor de um bem se forma por sua demanda, pelo grau de satisfação que o bem representa para o consumidor e o bem- estar que ele proporciona. A Utilidade Total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.

A Teoria do Valor do Trabalho considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho,como o tempo produtivo que é incorporado ao bem.
O valor de uso é a utilidade ou satisfação que o bem representa para o consumidor. O valor de troca forma-se pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.

A Lei da Utilidade Marginal Decrescente diz que a Utilidade Marginal, que é a satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, édecrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.
A curva de indiferença refere-se ao conjunto de bens e serviços que o consumidor deseja adquirir, considerando apenas as preferências subjetivas do consumidor.

A restrição orçamentária é a renda disponível do consumidor em um determinado período de tempo. Ela limita as possibilidades de consumo, é a quantidade de bense serviços que ele pode adquirir.

A linha de preços ou reta orçamentária são as combinações máximas, um menu de opções que o consumidor pode comprar, de acordo com sua renda e os preços dos bens considerados. Graficamente, o que estiver abaixo da reta, significa que ele esta gastando menos do que poderia, o que estiver acima da reta, significa que ele esta gastando mais do que poderia com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia micro e macro
  • Micro e Macro Economia
  • Macro e micro economia
  • Micro e Macro economia
  • portifolio micro e macro economia
  • Atividade Micro e Macro Economia
  • Micro e macro economia
  • Adm Micro e Macro economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!