Economia mercado concorrencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número devendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, conseqüentemente, o preço de equilíbrio. Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas:Mercado atomizado, composto de grande número de empresas, como se fossem átomos.
Produtos homogênios: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;
Não existembarreiras para o ingresso de empresas no mercado;
Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
Uma característica domercado desse tipo, é que no longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, (em que as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneraçãoimplícita do empresário (seu custo de oportunidade).


2) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.O mercado monopolista caracteriza-se por existir um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nemproduto substituto ou concorrente.
O mercado oligopólio caracteriza-se por ser uma estrutura normalmente feita por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definidocomo um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.


3)Quais as estruturas do mercado de fatores: Como elas se caracterizam?
Concorrência perfeita no mercado de fatores – corresponde ao mercado oferta do fator de produção é abundante, o que torna o...
tracking img