Economia, meio ambiente e sustentabilidade.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 SUSTENTABILIDADE 4
2.1 ECONOMIA E O MEIO AMBIENTE 4
2.1.1 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NO HSBC 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

As organizações são o motor da sociedade. De qualquer parte, movimentam a economia, geram empregos, criam tendências, promovem desenvolvimento, tem seu papel e um espaço único na vida da sociedade. Comoconseqüência dessa atuação, da estratégia que adotam, da qualidade dos seus produtos e serviços, tem lucros para remunerar o investimento de acionistas, reinvestirem, desenvolver novas tecnologias, crescer, gerar novos empregos e dar uma contribuição efetiva para a sociedade. Empresas assim são “SUSTENTÁVELMENTE ECONOMICAS”. A competitividade entre as organizações apresenta-se cada vez maisintensa, exigindo assim de cada uma delas estratégias mais agressivas para a sobrevivência das organizações no mercado. Diante desta realidade, torna-se imprescindível a busca por uma economia sustentável, objetivando manter os recursos para futuras gerações. O principal objetivo de um processo de gestão sustentável é tratar de maneira integral os sistemas hídricos, básicos e naturais, buscando seuaproveitamento e recuperação. O estudo que veremos a seguir busca demonstrar a importância da gestão ambiental sustentável voltada para a responsabilidade das empresas em garantir sua sobrevivência sem que comprometa as gerações futuras nem tão pouco o desenvolvimento e lucro em si.
Fernando Almeida no site Cebds, informa que há muito tempo a “Licença para Operar” não é dada apenas pelas exigênciasgovernamentais, mas pelos consumidores e sociedade em geral. A elite empresarial esforça-se para administrar a dimensão econômica simultaneamente com as demandas sociais e ambientais não por exigência de lei, mas por acreditar que é necessidade para a própria sobrevivência.
A conscientização da elite é importante para dar o exemplo, porém não é suficiente. Precisamos democratizar a prática dasustentabilidade para além da elite. Urgente também é conscientizar o poder público da necessidade de busca de resultados desse paradigma. Há setores que já compreenderam a urgência e importância da mudança de comportamento e, por isso assumem, naturalmente, a responsabilidade da liderança da mudança. A conscientização da necessidade da aplicação dos conceitos da sustentabilidade em larga escala équestão de sobrevivência. Da própria sobrevivência.

SUSTENTABILIDADE

Ao se falar em sustentabilidade no Brasil não se pode deixar de mencionar que o país já deu um grande passo ao implantar as Agendas 21, que é um instrumento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente e concilia métodos de proteção ambiental, justiçasocial e eficiência econômica sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais, sendo o objetivo maior da Agenda 21 Local servir de subsídio à elaboração e implementação de políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento sustentável. Governo e cidadãosprecisam assumir os princípios da sustentabilidade, como sustentáculo estratégico e orientador das políticas públicas.

Para alguns economistas a visão neoclássica está superada, por não tratar das externalidades ambientais; dessa forma, a questão ambiental passou a ser mais estudada e difundida nas ciências econômicas nas últimas três décadas, e passou a ser um componente complexo nodesenvolvimento econômico (Alves, 2010).

Desenvolvimento sustentável pode ser descrito como todo desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. Este conceito foi cunhado em 1987 pela Comissão Brundtland, no relatório intitulado “Nosso Futuro Comum”, que faz parte de uma série de...
tracking img